O Brasil conquistou a oitava vitória consecutiva nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Bateu o Peru por 2 a 0, em jogo absolutamente tranquilo na Arena Pernambuco. Vale destacar que a postura e a estratégia da Seleção foram parecidas com as adotadas na final da Copa América de 2019.
Paquetá e Everton Ribeiro jogaram bem abertos para, de fato, ampliar a defesa peruana. Isso é recorrente da Seleção Brasileira, evidentemente jogando com outras peças — a diferença para 2019 é que naquela decisão o Brasil atuou com pontas, e Firmino recuava mais para armar o jogo pelo meio.
Com a defesa peruana aberta, havia mais espaço pelo meio. Logo no início, Gérson aproveitou o espaço cedido pelo adversário para sair cara a cara com o goleiro. Em outras oportunidades, os meias brasileiros ganharam disputas nas costas dos laterais.
Além disso, o tempo de recuperação de bola perdida também é uma preocupação da equipe de Tite. Perder a bola e imediatamente apertar a marcação foi importante para a vitória na decisão de 2019. Tal aspecto reforça que a postura da Seleção Brasileira hoje, na Arena Pernambuco, foi semelhante à da final continental.
O gol de Everton Ribeiro nasce de uma falta de Neymar em cima do defensor peruano. Já o segundo, surge de uma jogada trabalhada pelo lado direito, novamente com infiltrações.
O jogo também foi bom para os testes de Tite. Campeões olímpicos tiveram oportunidades, além dos destaques do futebol brasileiro como Edenilson e Hulk. Emboram tenham atuado por pouco tempo, vale a experiência que tiveram com a Seleção. Na próxima semana, teremos convocação, com presença dos jogadores do futebol inglês. Veremos quem terá oportunidades.
O Brasil soma a oitava vitória consecutiva, em oito jogos, nas Eliminatórias. Histórico! Importante somar resultados positivos, sobretudo, encaminhar a vaga para o Mundial.