Até hoje, dia 12, ainda é possível ver na IAA Mobility em Munique o carro conceito que a BMW apresentou chamado Vision Circular. Ele representa a visão de futuro da marca para seus carros em 2040, mesclando sustentabilidade e luxo. Esse carro faz parte de um projeto maior, que engloba a mobilidade como um todo: no evento alemão, aliás, outros protótipos (sobre duas rodas) que seguem a filosofia da economia circular também foram revelados.
A BMW i Vision Circular é uma minivan compacta de quatro lugares com direção e pedais, que possibilitam dirigir o veículo como fazemos hoje. O projeto surgiu da ideia de usar o maior número possível de materiais reciclados e biomateriais certificados, que compreende também o trem de força que possui uma bateria de estado sólido 100% reciclável.
O designer responsável por esse projeto, Adrian van Hooydonk, criou o Circular Design, uma nova maneira de projetar carros baseada em quatro princípios gerais: RE: THINK, RE: DUCE, RE: USE e RE: CYCLE. Assim, tudo que é usado hoje como couro, cromo, foi substituído por materiais mais sustentáveis. O ciclo de vida do próprio carro pode ser significativamente prolongado graças às atualizações over-the-air e também a substituição física dos componentes é mais simples e barata, graças às conexões simplificadas entre as peças que também facilitam a sua reciclagem.
A BMW mudou, mas para manter sua identidade, permanece o rim dianteiro duplo que assumiu uma forma completamente nova, se tornando o elemento-chave da frente e integrando os conjuntos ópticos e painéis digitais. Existe ainda um sulco central que une a nova grade ao para-brisa, dispensando emblemas, linhas de acabamento e qualquer outro elemento adicional, enquanto os pára-choques de plástico reciclado são decorados com um padrão estampado.
Olhando a lateral, vemos um design agressivo graças ao longo entre-eixos, enquanto o famoso cotovelo de Hofmeister (que é uma pequena curva na base da coluna C ou coluna D- no caso dos SUVs e peruas, formada pelo contorno do vidro e voltada para a dianteira do carro), agora é rodeado por uma fina superfície digital que pode ser usada para comunicar informações ao exterior.
Na parte de dentro do carro, vemos peças impressas em 3D, com grandes janelas laterais e teto de vidro e na área frontal não há console central, os dois assentos são livres. O painel agora é um único elemento geométrico lembrando um cristal trabalhado com inserções em madeira e o o head-up display expande-se na base do pára-brisa e vira o principal elemento de gerenciamento de informações, tanto para o motorista como para o passageiro.
A direção também é impressa em 3D e tem superfícies táteis. Na parte de trás, há um sofá de dois lugares com encostos de cabeça que integram os alto-falantes e sons exclusivos foram criados: a BMW pediu a Hans Zimmer e Renzo Vitale para criar um conjunto de efeitos de áudio que lembram o conceito por trás do carro, mostrando os sons emitidos pelos materiais do veículo.
Como a maior parte dos carros-conceito viram carros que passarão a ser produzidos em escala, basta aguardar!
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