Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
BMWIndustria Automobilistica

BMW i Vision Circular é o carro reciclável do futuro

por Claudia Carsughi 12/09/2021
por Claudia Carsughi 12/09/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
BMW i Vision Circular

Imagem: Divulgação/BMW

Até hoje, dia 12, ainda é possível ver na IAA Mobility em Munique o carro conceito que a BMW apresentou chamado Vision Circular. Ele representa a visão de futuro da marca para seus carros em 2040, mesclando sustentabilidade e luxo. Esse carro faz parte de um projeto maior, que engloba a mobilidade como um todo: no evento alemão, aliás, outros protótipos (sobre duas rodas) que seguem a filosofia da economia circular também foram revelados.

A BMW i Vision Circular é uma minivan compacta de quatro lugares com direção e pedais, que possibilitam dirigir o veículo como fazemos hoje. O projeto surgiu da ideia de usar o maior número possível de materiais reciclados e biomateriais certificados, que compreende também o trem de força que possui uma bateria de estado sólido 100% reciclável.

O designer responsável por esse projeto, Adrian van Hooydonk, criou o Circular Design, uma nova maneira de projetar carros baseada em quatro princípios gerais: RE: THINK, RE: DUCE, RE: USE e RE: CYCLE. Assim, tudo que é usado hoje como couro, cromo, foi substituído por materiais mais sustentáveis. O ciclo de vida do próprio carro pode ser significativamente prolongado graças às atualizações over-the-air e também a substituição física dos componentes é mais simples e barata, graças às conexões simplificadas entre as peças que também facilitam a sua reciclagem.

BMW i Vision Circular

Imagem: Divulgação/BMW

A BMW mudou, mas para manter sua identidade, permanece o rim dianteiro duplo que assumiu uma forma completamente nova, se tornando o elemento-chave da frente e integrando os conjuntos ópticos e painéis digitais. Existe ainda um sulco central que une a nova grade ao para-brisa, dispensando emblemas, linhas de acabamento e qualquer outro elemento adicional, enquanto os pára-choques de plástico reciclado são decorados com um padrão estampado.

Olhando a lateral, vemos um design agressivo graças ao longo entre-eixos, enquanto o famoso cotovelo de Hofmeister (que é uma pequena curva na base da coluna C ou coluna D- no caso dos SUVs e peruas, formada pelo contorno do vidro e voltada para a dianteira do carro), agora é rodeado por uma fina superfície digital que pode ser usada para comunicar informações ao exterior.

Na parte de dentro do carro, vemos peças impressas em 3D, com grandes janelas laterais e teto de vidro e na área frontal não há console central, os dois assentos são livres. O painel agora é um único elemento geométrico lembrando um cristal trabalhado com inserções em madeira e o o head-up display expande-se na base do pára-brisa e vira o principal elemento de gerenciamento de informações, tanto para o motorista como para o passageiro.

BMW i Vision Circular

Imagem: Divulgação/BMW

A direção também é impressa em 3D e tem superfícies táteis. Na parte de trás, há um sofá de dois lugares com encostos de cabeça que integram os alto-falantes e sons exclusivos foram criados: a BMW pediu a Hans Zimmer e Renzo Vitale para criar um conjunto de efeitos de áudio que lembram o conceito por trás do carro, mostrando os sons emitidos pelos materiais do veículo.

Como a maior parte dos carros-conceito viram carros que passarão a ser produzidos em escala, basta aguardar!

Leia também:

Salão de Munique amplia o foco na mobilidade; conheça alguns dos carros apresentados


BMWi vision circulariaa mobilityminivanreciclagemsustentabilidade
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
Ricciardo dá a volta por cima e vence em Monza; Verstappen bate em Hamilton
Próximo
Avaliação: Hyundai Creta 2022 muda para melhor, porém visual é polêmico

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência