A Audi apresentou esse ano dois lançamentos de sua linha, o A4 e o A5 Sportback. Avaliamos recentemente o A5, que ficou ainda mais moderno, tecnológico e conectado, além de continuar oferecendo a conhecida tração Quattro da marca.
Um dos recursos que vem de série nele são os novos faróis LED Matrix, um interessante sistema de luzes divididas em feixes, que mudam de posição, por exemplo, ao cruzar com um carro em sentido contrário, oferecendo muito mais segurança para ambos.
Além disso, o conjunto ótico da traseira também é em LED, com sensor de estacionamento e um capiente porta-malas, de 465 litros. O requinte é visto e sentido por todo o carro, pois as áreas táteis permitem que sintamos a sensação do couro e da alcântara nos bancos. Outro exemplo de requinte é o sofisticado sistema de som Bang&Olufsen que traz 19 alto-falantes com 755w de potência, som para ninguém botar defeito.
Ao assumir a posição do motorista, nos deparamos com itens como head-up display (informações são projetadas no vidro), que nesse caso é um opcional; bancos elétricos com memória, ajuste elétrico de direção, tanto na profundidade como na altura, virtual cockpit de 12,3 polegadas, carregamento do celular por indução, entre outros.
O motor é um capítulo à parte, o conhecido 2.0 turbo TFSI quatro cilindros que entrega 249 cv de potência máxima na faixa entre 5.000 a 6.000 rpm e torque máximo de 370 Nm entre 1.600 a 4.500 rpm. Acoplado a tudo isso, vem a transmissão automática de 7 velocidades e dupla embreagem, que leva o carro a desempenhar de 0 a 100 km/h 5,8 segundos e atingir a velocidade de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Uma curiosidade sobre esse Audi é que ele tem um sistema de assistência elétrica de 12v, permitindo com que o veículo se desloque em velocidades entre 55 e 160 km/h apenas com esse motor.