Uma corrida maluca nesse domingo levou a um resultado cheio de surpresas: Esteban Ocon vencendo sua primeira corrida, Sebastian Vettel logo em seguida no 2º lugar do pódio e Lewis Hamilton fazendo uma corrida de recuperação incrível para chegar no 3º lugar. Enquanto isso, do meio para o final do pelotão, Russell e Latifi conseguem seus tão sonhados pontos com a Williams e Verstappen, com o carro danificado, não faz uma boa corrida, se mantendo atrás de Ricciardo, também com o carro danificado, por bastante tempo, mas conseguindo terminar a corrida na 10ª colocação.
Mas as coisas mudaram na tarde desse domingo. Após a corrida, foi noticiado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que Vettel seria investigado pois na checagem de seu carro, não foi possível obter mais do que 0.3 litros de combustível, sendo que pelo regulamento é obrigatório ter ao menos 1 litro de combustível para que seja feita a inspeção.
Art. 6.6.2: Os competidores devem garantir que uma amostra de 1.0 litro de combustível possa ser retirada do carro a qualquer momento durante o evento. Depois de uma sessão de treinos, se um carro não for conduzido de volta aos boxes por conta própria, será necessário fornecer a amostra acima mencionada mais a quantidade de combustível que foi consumida para dirigir de volta ao pit. A quantidade adicional de combustível será determinado pela FIA.
Otmar Szafnauer, chefe de equipe da Aston Martin, reportou à FIA que o carro ainda tinha mais 1.44 litros de combustível, mas a equipe não conseguiu comprovar isso até o momento. Com isso, Sebastian Vettel perde seu 2º lugar obtido hoje, sendo desclassificado do Grande Prêmio da Hungria.
BREAKING: Sebastian Vettel has been disqualified from the #HungarianGP, losing his second place
Stewards were unable to take the required amount of fuel for sampling following the race pic.twitter.com/Cbts8m9R0f
— Formula 1 (@F1) August 1, 2021
Assim, o resultado desse GP muda um pouco, sendo que Hamilton sobe para o 2º lugar e aumenta sua vantagem na liderança do campeonato, Sainz sobe ao pódio e Räikkönen consegue entrar nos pontos. Cada piloto, com exceção do vencedor Ocon, ganha uma posição no grid:
1. Esteban Ocon
2. Lewis Hamilton
3. Carlos Sainz
4. Fernando Alonso
5. Pierre Gasly
6. Yuki Tsunoda
7. Nicholas Latifi
8. George Russell
9. Max Verstappen
10. Kimi Räikkönen
11. Daniel Ricciardo
12. Mick Schumacher
13. Antonio Giovinazzi
SAME LOVE. ?️? #IAMPRIDE pic.twitter.com/uhGgFk4aVb
— Aston Martin Cognizant F1 Team (@AstonMartinF1) August 1, 2021
Vale ressaltar que Vettel já havia levado uma “repreensão” da FIA por não ter tirado sua camiseta em apoio à comunidade LGBTQIA+ durante o hino da Hungria, país que recentemente adotou uma política anti-LGBT e que recebeu diversas críticas pelo fim de semana por parte do alemão e de Hamilton. Em entrevista à Sky Sport, o tetracampeão disse que “eles [comissários de prova] podem fazer o que quiser comigo, eu não ligo. Eu faria isso de novo.”