A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulgou os números de vendas de automóveis apurados em julho de 2021 e o resultado é o pior mês de vendas em julho desde 2005.
A queda para automóveis de passeio foi de 7,3% contando com 123,5 mil unidades vendidas em julho, representando queda inclusive no comparativo com o mês anterior que emplacou 133,3 mil unidades.
A explicação que a Fenabrave encontrou para esse resultado, foi a falta de produtos no mercado devido à falta de componentes como semicondutores e também de insumos.
Dessa forma, o Onix vem perdendo vendas mês a mês para a concorrência. A princípio, o Onix perdeu a liderança para o HB20 e agora, no mês de julho, o Fiat Argo foi o líder absoluto em vendas no segmento de automóveis, emplacando 10.873 unidades, seguido pelo irmão mais novo Fiat Mobi, em 2º lugar com 8.059 unidades vendidas. Em 3º lugar ficou o Hyundai HB20, com 7.799 emplacamentos.
A dança das cadeiras, além de ter tirado o HB20 do 2º lugar, que caiu uma posição, subiu o Corolla Cross de 10º em junho, para 6º lugar no geral em na categoria de SUV’s, o Corolla Cross desbancou o Hyundai Creta, obtendo seu 3º lugar.
Voltando ao top ten, em 4º lugar ficou o Jeep Renegade, seguido pelo Jeep Compass em 5º. Na sexta e sétima posição, ficaram o Toyota Corolla Cross e o Renault Kwid. Para oitavo, nono e décimo colocado, ficaram o Hyundai Creta, o Toyota Corolla e o VW Nivus respectivamente.
No entanto, o segmento de veículos comerciais leves teve um bom desempenho, emplacando 38,8 mil unidades em julho, representando um crescimento de 7% sobre junho (36,2 mil exemplares).
Para conferir o relatório completo de emplacamentos de julho da FENABRAVE, clique aqui.