Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaRenault

Renault é mais uma com paralisações por falta de semicondutores

por Claudia Carsughi 07/08/2021
por Claudia Carsughi 07/08/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Fábrica da Renault

Foto: Divulgação/Renault

A falta de semicondutores no mercado não é notícia nova, porém, recorrente. Já acompanhamos essa notícia, recentemente, vinda da Chevrolet que, mês a mês perde vendas do Onix pois sua produção está parada.

Assim como a Chevrolet, a Volkswagen enfrenta o mesmo problema, tendo voltado parcialmente ontem, na fábrica de Taubaté-SP) com apenas um turno de produção e a Fiat anunciou dia 02 deste mês, paralisação parcial da fábrica em Betim (MG), concedendo férias coletivas de 10 dias aos funcionários da produção. O único produto que não será afetado é a picape Fiat Toro que é produzida na fábrica de Goiana (PE).

E ontem, foi a vez da Renault se manifestar:

“A Renault do Brasil informa que em função dos impactos provocados pela Covid-19 na fabricação de componentes eletrônicos, a produção na fábrica de veículos de passeio, no Complexo Ayrton Senna, segue suspensa até o dia 27 de agosto.

Não será possível o retorno da produção no dia 12 de agosto conforme previsto anteriormente, com o término das férias coletivas em vigor”.

O que são os semicondutores?

O chip semicondutor é um micro dispositivo composto de silício, entre outros materiais que tem fácil capacidade de deixar de ser um isolante e passar a conduzir eletricidade.

“O semicondutor num automóvel moderno é utilizado em várias áreas do veículo. Para gerenciamento do motor e o câmbio, para controlar consumo, para controlar emissão de poluentes, para itens de segurança. Para itens de conectividade. Então carro pode ter de 500 a 1.100 semicondutores, diferentes semicondutores. Então a gente fala que o carro é um celular com quatro rodas”, explica Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

Em nota divulgada ontem pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), seu presidente afirmou ainda:

“Há demanda interna e externa por um volume maior de veículos, mas infelizmente a falta de semicondutores e outros insumos tem impedido a indústria de produzir tudo o que vem sendo demandado, apesar dos esforços logísticos empenhados pelas empresas. Os estoques de 85 mil unidades nas fábricas e nas concessionárias são os menores das últimas duas décadas, o que comprova a gravidade da situação”.

Por fim, Luis Carlos Moraes afirma que não existe previsão de normalização no fornecimento de semicondutores até meados de 2022.

anfaveafábricaproduçãoRenaultsemicondutores
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
Geração de ouro!
Próximo
Kia confirma 4ª geração da Carnival para o fim de agosto por R$ 480 mil

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência