A Fiat apresentou ontem, para o Brasil, seu icônico 500 agora em versão 100% elétrica. Essa é a terceira geração do modelo que ganhou nova plataforma, a Mini EV. O Fiat 500 é um modelo histórico da marca que foi responsável pela mobilidade inteligente na Europa no pós-guerra. Ele desembarca por aqui por R$239.990.
Com relação ao design, ele é uma reinterpretação visual da versão à combustão, aperfeiçoada dentro da estratégia que a Fiat chama de “reinterpretação de um ícone”. O logotipo agora aparece pela primeira vez no centro, o conjunto ótico é em Full LED, destacando-se pelo DRL no capô como se fossem “sobrancelhas”.
Assim como na frente, a nova iluminação em LED também está nas lanternas. A traseira dispõe do clássico bagageiro e um novo spoiler, agora ainda mais acentuado, que aperfeiçoa a eficiência aerodinâmica. Destaque para as rodas de q6 polegadas e maçanetas integradas na carroceria.
O Fiat 500 elétrico cresceu em 61 mm no comprimento, 22 mm entre os eixos, 57 mm na largura e 29 mm na altura, privilegiando o espaço interno, contudo, mantendo-o compacto e ágil na cidade.
Do mesmo modo que o Fiat 500 recebeu mudanças externas, seu interior recebeu um sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque de 10,25” no formato wide, combinado com um cluster digital TFT de 7” que fornece conectividade e informações para uma experiência única do usuário. Além desses itens, destaque também para espelhamento sem fio para smartphones e o novo botão E-Latch, responsável por abrir as portas no lugar das tradicionais maçanetas.
O piso plano que abriga as baterias de íons de lítio não compromete a capacidade do porta-malas, que permanece inalterada (185 L). O resultado é um ambiente bem pensado e com menos botões.
O novo motor elétrico entrega 87 kW, que equivale a 118 cv de potência a 4.200 rpm com torque de 220 Nm, o que faz com que ele faça de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos, com retomada de 60 km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.
+ Leia também:
Ao mesmo tempo em que entrega torque, tem uma autonomia de 320 km, podendo chegar a 460 km dependendo da forma de condução, sendo que ele entrega três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados no console central, combinando com o seu estilo de condução.
Para otimizar o tempo de recarga, o Fiat 500 elétrico inclui sistema de carga ultra-rápida em corrente contínua de até 85 kW, para recarregar a bateria muito rapidamente. Assim bastam 5 minutos para gerar uma reserva de energia suficiente para viajar 50 quilômetros dentro da cidade, mais do que o necessário para o uso diário médio. E a carga ultra-rápida também pode carregar a bateria até 80% em apenas 35 minutos.
Por fim, o Fiat 500 elétrico será vendido em versão única, Icon, em dez concessionárias de nove cidades: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP) com duas lojas, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE).