Foto: Reprodução/Twitter @MercedesAMGF1
Atualização (01.08 – 17:25): Vettel é desclassificado do GP da Hungria por pouco combustível no tanque. Com isso, o resultado da corrida é alterado.
Uma corrida tão sensacional quão imprevisível marcou, nesse domingo, a disputa do Grande Prêmio da Hungria. Uma batida múltipla logo na 1ª volta obrigou a direção de prova a suspender a corrida já na 2ª volta, batida que, em minha opinião, foi causada por Bottas e que acabou envolvendo vários pilotos: Norris, Verstappen e Perez. Ao mesmo tempo, do outro lado da curva, Stroll perdeu o controle do carro e colidiu com Leclerc e Ricciardo. Isso modificou completamente o que se poderia esperar da corrida.
EVERYONE PITS on the formation lap!
Lewis Hamilton is the ONLY driver to take the start ?#HungarianGP ?? #F1 pic.twitter.com/PQuuy5nfUe
— Formula 1 (@F1) 1 de agosto de 2021
Na relargada, Hamilton se encontrou sozinho já que todos os demais pilotos resolveram aproveitar para ir ao box e trocar pneus adequados para a pista seca, já que no interim, as condições meteorológicas tinham mudado drasticamente, passando de molhado para seco. A partir daí, Ocon foi solidificando sua liderança já que Hamilton preferiu adiar o seu pit stop. Ele o fez na volta seguinte e assim, encontrou-se na última posição do pelotão, iniciando então uma corrida de recuperação que finalmente o levou a conquistar, no final da corrida, o terceiro lugar do pódio ao superar Sainz, da Ferrari, que ficou em 4º, à frente de Alonso, com a mesma Alpine do vencedor Ocon.
O circuito de Budapeste, que se assemelha um pouco nesse ponto ao de Mônaco, torna as ultrapassagens muito difíceis e Verstappen sentiu isso na pele com claros problemas para recuperar posições, como foi visto nas ultrapassagens tanto da Haas de Schumacher quanto da McLaren de Ricciardo.
Foto: Reprodução/Twitter @MercedesAMGF1
O 3º lugar de Hamilton e o 10º de Verstappen fizeram com que, agora, o inglês lidere o campeonato com 192 pontos contra 186 do holandês. No mundial de construtores, a Mercedes também lidera com 300 pontos, seguida dos 290 pontos da Red Bull, o que deixa facilmente prever que a luta continuará acirrada até o final do campeonato.
Foto: Reprodução/f1.com
Ocon assumiu a ponta na 4ª volta e a conservou até a chegada, fazendo, depois de muito tempo, uma dobradinha de piloto francês e carro francês no degrau mais alto do pódio. A corrida mostrou praticamente desde as voltas iniciais uma acirrada disputa entre o francês e Vettel, que acabou chegando com sua Aston Martin em 2º lugar.
A grande jornada da Alpine foi ratificada com o 5º lugar de Alonso, o que reforça a posição dos seus dirigentes no seio do grupo Régie Renault, onde vários executivos não viam com bons olhos o investimento em Fórmula 1.
Foto: Reprodução/Twitter @WilliamsRacing
Outro destaque da corrida foi o fato de Latifi e Russell terem conquistado seus primeiros pontos na Williams, assim como a equipe ter conquistado seus primeiros pontos esse ano, fato que não acontecia na equipe desde o GP da Alemanha de 2019 com Kubica na 10ª posição somando 1 ponto para a equipe no campeonato daquele mesmo ano.
Confira o resultado completo do GP da Hungria:
Foto: Reprodução/Twitter @f1