Carlos Alberto de Oliveira Andrade foi um dos mais inteligentes empreendedores do setor automobilístico brasileiro. Sua habilidade de “fazer com o limão uma limonada” era proverbial.
Eu mesmo tive prova disso quando, muitos anos atrás, encontrava-me na Ford e o pessoal estava esperando a chegada de Carlos Alberto para cancelar a licença de uma concessionária que ele tinha na sua região. Para minha grande surpresa, depois de uma longa conversa, ele saiu de lá não só com a renovação da concessionária, mas obtendo mais uma na mesma região.
Médico de profissão, sua carreira foi brilhante, abrindo caminho para uma série de outros empreendedores que surgiram no ramo, mas destacando-se sempre pelas apostas, às vezes arriscadas, que ele fazia, mas que sempre deram certo. A última delas, com o grupo Chery, conseguindo em pouco tempo quebrar a barreira de desconfiança existente quanto a um carro chinês, a ponto de hoje ter conquistado uma firme participação no mercado nacional.
Ele deixa um legado e um ensinamento de que com inteligência e trabalho, nenhuma meta é inalcançável!
Leia a nota de falecimento da CAOA:
“É com profundo pesar que informamos o falecimento de nosso fundador e presidente do conselho, Dr Carlos Alberto de Oliveira Andrade, na manha de hoje.
Dr Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos.
A empresa, de acordo com o plano de sucessão e governança, continua a ser gerida por seus atuais executivos, que lamentam o falecimento de seu fundador e se solidarizam com a família neste momento.
Dr. Carlos foi médico e um empreendedor magistral, tendo atraído importantes marcas para o portfólio da CAOA, como a Ford, a Hyundai, a Caoa Chery e a Subaru, tendo se tornado um ícone para a Indústria Automobilística Brasileira.
Diretoria CAOA”