A Lamborghini apresentou, no último dia 13, o Countach LPI 800-4, modelo icônico que desde 1971 revolucionou o cenário dos superesportivos e serviu de inspiração para seus sucessores.
A novidade vem numa edição limitada a 112 unidades, com um design mais futurista, reinterpretando a forma do modelo clássico com uma linha mais clean, fazendo com que ele continue a ser reconhecido imediatamente.
Mas a grande emoção ligada ao nome Lamborghini está sob o capô, com um motor V12 de 780 CV de 6,5 litros combinado com um motor elétrico de 48V montado diretamente na caixa de câmbio para fornecer outros 34 CV.
Ele é o único exemplo de arquitetura híbrida Lamborghini capaz de criar uma conexão direta entre o motor elétrico e as rodas e manter o comportamento puro do V12, que com seus 814 CV combinados permite atingir a extraordinária velocidade máxima de 355 km/h.
A carroceria e os painéis são em fibra de carbono, permitindo que ele seja leve mas que tenha excelente rigidez torcional, pesando 1.595 kg. Uma curiosidade é que, tanto as entradas de ar, como o teto, são de vidro fotocromático e muda de fosco para transparente com um clique.
Além disso, tem tração nas quatro rodas que trabalha com todo os novos sistemas ativos e direção nas rodas traseiras, responsável por garantir alto desempenho mesmo em lugares com pouca aderência. Os amortecedores dianteiros e traseiros adaptam a suspensão às condições da estrada e ao modo de direção. Este último é selecionado na tela de toque central de 8,4″ além de incluir conectividade com Apple CarPlay.
Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini, comentou: “O Countach LPI 800-4 é o modelo visionário do momento, exatamente como seu antecessor. Um dos ícones automotivos mais importantes, o Countach não apenas incorpora o design e a tecnologia da Lamborghini, mas representa totalmente nossa filosofia, aquela filosofia capaz de reinventar fronteiras, atingir o inesperado e acessar o reino extraordinário do sonho.”
+ Leia também:
Countach completa 50 anos e pode ser visto no Museu da Lamborghini