A derrota para o Flamengo diz muito sobre o atual momento do Corinthians. Não dá para fazer uma boa análise do time quando vence Sport, Chapecoense e Cuiabá. É justamente contra os adversários mais fortes que podemos traçar um diagnóstico sobre a equipe de Sylvinho: fraca, de baixo nível técnico e com pouquíssimas expectativas na temporada.
Com seis minutos de jogo em Itaquera, o problema do Corinthians era ficar com a bola. Não conseguia passar do meio-de-campo, nem trocar mais do que cinco passes. O primeiro gol do Flamengo, que já tinha 82% de posse de bola, surgiu de uma saída errada de Cantillo. O problema alvinegro era técnico.
O Flamengo fechou o primeiro tempo com 3 a 0 no placar. Para a etapa complementar, a expectativa era de que vencesse por cinco ou mais gols. Nos últimos cinco jogos na temporada, o rubro-negro marcou 23. Não fez mais hoje porque cadenciou o ritmo no restante da partida.
Ademais, também é curioso o fato de o Corinthians jogar tão mal em casa. O fator torcida faz diferença, mas insisto: o problema é técnico. O alvinegro é o terceiro pior mandante do Campeonato Brasileiro — número preocupante.
Renato Augusto e Giuliano estiveram no estádio hoje e certamente se assustaram com o que viram. Acredito que a dupla de reforços realmente eleve o nível de futebol do clube, mas não que vá fazer milagres. Enquanto as estreias não acontecem, o retrato do Corinthians será exatamente esse que foi registrado nesta tarde.