Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Caravan busca inspiração na Old Stock

por Renato Bellote 19/08/2021
por Renato Bellote 19/08/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Caravan Old Stock

Foto: Renato Bellote

Texto e vídeo: Renato Bellote

O Opala foi lançado no Brasil em 1967. Logo após sua chegada caiu no gosto do consumidor brasileiro, já que trazia um estilo europeu com a sólida mecânica dos modelos estado-unidenses. Além disso trazia versões para todos os gostos e todos os bolsos.

Inicialmente foi oferecido com motor de quatro cilindros em linha e 2700 cm³ cilindrada e também uma versão com seis cilindros em linha e 3800 cm³ de cilindrada. Dessa forma ele agradou os clientes que buscavam elegância, conforto e também um certo status na época, algo que a Chevrolet sabia vender muito bem.

Mas nessa coluna de estreia vamos falar de motores fortes. Na metade da década de 70 a marca lançou o 250-S, também com 6 cilindros em linha porém com 4,1 litros e 171 cavalos. Uma de suas características mais marcantes era o fato de trazer tuchos mecânicos que produziam um ruído bastante característico.

Também foi na década de 70 que a Chevrolet investiu para criar a Stock Car, categoria que trazia uma competição exclusiva com Opala e que servia para fazer uma grande propaganda de seu desempenho em relação aos rivais com motores V8. As brigas na Divisão 3 eram lendárias.

O destaque da matéria mescla um pouco das duas coisas. Esta bela Caravan 1976 traz elementos de customização da época, tais como as rodas Cruz de Malta, espelhos BMW, toca-fitas e equalizador, além dos raríssimos bancos Recaro CSE, os quais se destacavam pelos controles elétricos e diversas opções.

A cereja no bolo está no cofre do motor. Marcio Valente, um amigo de longa data, montou esse projeto com a mecânica da Old Stock Race, categoria atual que homenageia os clássicos da antiga Stock Car e traz o grid cheio de Opalas em várias etapas e circuitos diferentes.

A parte mecânica se destaca pelo coletor de escapamento, comando de válvulas mais bravo e o escapamento 6×2. Dirigir esse clássico nas ruas é uma sensação bastante singular, com destaque para os freios Willwood nas quatro rodas. Levante o som e aproveite!

BelloteCaravanold stock
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Brasileiros dominam a Libertadores
Próximo
Chevrolet S10 ganha versão off-road Z71 para o Brasil

Você também pode gostar...

Mercado automotivo: vendas no varejo não vão tão bem como se esperava

Volvo reinventa o cinto de segurança

Ford lança Bronco renovado

Por causa da Mini, BMW processa a BYD

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

Picape Maverick 2026 com nova versão Lariat Black

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Mercado automotivo: vendas no varejo não vão tão bem como se esperava

Volvo reinventa o cinto de segurança

Ford lança Bronco renovado