A Toyota acertou mais uma vez ao lançar um novo produto no início de março desse ano. Segunda marca com mais emplacamentos em julho, a Toyota só ficou atrás da líder por sete meses consecutivos. E o grande responsável por levar a marca a esse pódio foi a crescente venda do Toyota Corolla Cross.
Ainda criticado por uns por ter deixado de lado a suspensão multilink traseira do Corolla, ela optou pelo eixo de torção com molas helicoidais, perdeu 30 litros de capacidade do porta-malas e tem apenas 13 mm a mais que o sedã em altura livre do solo.
Ainda assim, ele despontou nas vendas pois a Toyota, como eu sempre disse, vende credibilidade. Avaliamos então a versão de entrada, que vem com motor 2.0L Dynamic Force flex com transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção direta, tornando o SUV o segundo veículo híbrido capaz de rodar com etanol do mundo.
Enquanto muitas versões de entrada vem com pouquíssimos recursos, o Corolla Cross XR vem com ar-condicionado digital com saída traseira, espelhos retrovisores eletro-retráteis, rebatimento automático ao fechar o veículo e pisca integrado, além do modo de condução com opção Sport.
Nesse sentido, a conectividade também veio bem completa, oferecendo sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay.
Por último e de suma importância, o preço: essa versão que avaliamos custa a partir de R$ 146.590 (no mês em que o vídeo foi gravado, partia de R$139.990).