Carregar o carro na tomada já se tornou realidade mundo afora. E, com a meta de zerar os índices de emissões num curto espaço de tempo, as montadoras vêm colocando cada vez mais veículos elétricos no mercado. Previsto para 2022, o mais novo integrante dessa turma é o Concept Recharge, da Volvo. O carro-conceito, nesse sentido, chegará dotado de sistemas de inteligência artificial para zerar acidentes de trânsito. Trata-se da antecipação da próxima geração do XC90.
Desenvolvido na plataforma SPA2 (evolução da arquitetura SPA, de modelos da marca como XC60, XC90, S60 e companhia), o novato apresenta também nova linguagem de design da Volvo.
A grade dianteira foi substituída por uma estrutura semelhante a um escudo, apoiada por uma nova interpretação do design do farol “martelo de Thor”. As luzes traseiras verticais carregam o DNA atual da montadora, mas com uma pinta de inovação. As portas traseiras em formato suicida (abertura em sentido oposto) devem ser substituídas no modelo de produção.
Por dentro, a Volvo assume uma nova forma. O Concept Recharge tem piso plano para oferecer melhor posição de assentos para todos os ocupantes. Uma grande tela sensível ao toque de 15 polegadas promete nova experiência do usuário para o sistema de infoentretenimento. O quadro de instrumentos também é digital.
Mais espaço
O espaço também, de acordo com a Volvo, é beneficiado por conta da propulsão puramente elétrica. Com a ausência de motor a combustão, foi possível projetar maior entre-eixos (a marca não especifica medidas) e melhor acomodação da bateria no assoalho.
Além de exclusivamente elétrico, o modelo conta com múltiplos sensores de inteligência artificial para zerar os acidentes de trânsito. Em síntese, o supercomputador tem a intenção de permitir o aprimoramento dos recursos de condução semiautônoma, otimizando a prevenção.