A notícia vem de Berlim. A Volkswagen planeja lançar três versões diferentes de sua próxima van Buzz ID totalmente elétrica, inspirada no que foi a antiga Kombi no Brasil e já vista como carro conceito no último Salão do Automóvel em São Paulo.
Será voltada para os mercados da Europa e dos Estados Unidos, sendo que, para o primeiro, está destinada uma versão de seis lugares para passageiros, com os assentos traseiros que podem ser acessados individualmente e com uma tela de informações para cada um.
Já nos EUA, a versão será destinada a clientes que viajam sozinhos ou em grupos pequenos e assim, terá quatro assentos, sendo dois voltados para a frente e os outros dois voltados para a parte de trás do carro.
Existirá ainda uma terceira versão, a ID Buzz Cargo, que será uma van comercial, com foco total para empresas de delivery, devido à crescente demanda do mercado.
A data prevista de chegada para a Europa é no final de 2022 e para os EUA, em 2024.
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Além desses lançamentos, é sabido que a Volkswagen, assim como outras marcas vem trabalhando fortemente para lançar carros autônomos. Assim, ela está fazendo testes em protótipos ID Buzz com autonomia de nível 4, que é aquela onde os carros podem andar sozinhos sob condições específicas pré-estabelecidas para transportarem pessoas e mercadorias de forma comercial em 2025.
Em 13 de julho desse ano, a montadora apresentou sua estratégia 2030 e apresentou o ID Buzz autônomo com o assento do motorista voltado para a parte traseira do veículo, em vez de para a estrada à frente.
Christian Senger, chefe de desenvolvimento da VW para direção autônoma, disse que um ID autônomo Buzz Cargo eliminaria a necessidade de um motorista humano e tornaria a entrega de encomendas mais produtiva.
“Nossa resposta são vans de entrega autônomas para as redes de distribuição de amanhã, onde os entregadores não precisam mais de carteira de motorista e se tornam passageiros que se concentram em suas cargas e na ordem das entregas”, disse Senger durante a apresentação da Estratégia 2030 da empresa em 13 de julho.
Para que isso aconteça, Senger disse que a VW espera 70 bilhões de euros em receitas de serviços de mobilidade nos cinco maiores mercados europeus até 2030.
A VW planeja, por fim, oferecer soluções de mobilidade autônomas para alguns mercados até 2025. Obviamente que não o nosso, pois para que isso aconteça é necessário um planejamento absurdo de todas as variáveis, e, certa vez, em apresentação de estudo de mobilidade autônoma apresentado pela Nissan, o Brasil e a Índia tem dificuldades semelhantes para que esse processo seja instalado.