Hoje não terei como apoio a opinião do meu amigo Daniel Messeder para me ajudar a compreender melhor o mercado de picapes no Brasil, como aconteceu na minha última coluna sobre as picapes Toyota Hilux e Peugeot Landtrek, neste portal, já que lamentavelmente o perdemos por conta do covid-19.
Entretanto, no caminho de superar um dia essa perda, me coloco com maior responsabilidade sem o apoio do amigo, a elucidar o que compreendo sobre o tema. Aparentemente, errei ao dizer que talvez a Peugeot não chegaria a lançar oficialmente sua picape Landtrek no Brasil por conta da dificuldade imposta pelo governo federal na taxação do produto vindo da china, onde é fabricado.
Podemos ver muitas publicações nas redes sociais, onde mostram o modelo rodando em testes de homologação no Brasil, deixando evidente estar dentro do cronograma desenhado pela marca, lançar por aqui em 2022 (e assim espero que aconteça).
Tive a oportunidade de avaliar os dois modelos da Toyota, Hilux e a SW4 na versão SRX mais completa e evidenciar o quanto os modelos evoluíram a ponto de agora, de fato, merecerem a posição do topo dos mais vendidos no segmento.
O que mais surpreendeu nesse teste, não foram só mudanças de potência e inserção de tecnologia, como na maioria, teve também uma grande melhora no quesito conforto a bordo. Os novos amortecedores e molas com maior diâmetro e afinação especialmente orientada para o conforto, fizeram toda diferença. Foram adicionadas buchas com novo design na junção das molas com o chassi e suportes de cabine, que proporcionam maior rigidez lateral e redução do nível de vibrações transmitidas à cabine.
A Chevrolet enfim anunciou que em breve terá uma nova Montana, renovada e com cabine dupla para brigar de frente com a Fiat Toro, mas ainda não sabemos quando chegará. Tem também a novata Ford Maverick sem data. A VW parecia estar com tudo pronto para o lançamento da Tarok, apresentada no Salão do Automóvel de 2018, que seria mais ou menos um derivado do Taos, versão picape, mas parece que não acontecerá tão cedo, com sorte até o segundo semestre de 2023. Enquanto isso, a Fiat se esbalda nas vendas não só do Toro, mas também da menor Strada.
A Ford acertou ao lançar uma picape Ranger Diesel (2.2) com menor custo produtivo, eliminando a tração nas quatro rodas para atingir o público que não necessita deste componente, resultado que se reflete nas vendas e aceitação do produto.
A Mitsubishi L200 Triton vem com crescimento considerável em seus números de vendas, alcançando no mês passado o terceiro lugar das mais vendidas, com 1.195 unidades emplacadas e deve continuar crescendo, mas ainda longe de tomar o segundo lugar da Chevrolet S10, que no mesmo período emplacou 3.321 unidades.
Dica do especialista: Em todo veículo com tração nas quatro rodas é importante ter o mesmo diâmetro de conjunto de rodas e pneus, já que estes em algum momento podem receber 25% de força em cada, e a rolagem deve ser o mais similar possível para que não comprometa o conjunto. Sugiro inclusive que mantenha o mesmo desenho e marca.