No dia do aniversário de Sebastian Vettel, que completou 34 anos e da renovação do contrato de Lewis Hamilton na Mercedes por mais dois anos, a festa foi de Verstappen, que com sua Red Bull Honda, conseguiu a sua quarta pole position da temporada, sendo sua terceira consecutiva.
A luta foi acirrada não com as Mercedes, mas com Lando Norris, cuja McLaren revela-se cada vez mais competitiva e consegue, com ele, largar na primeira fileira do grid. Ele ficou a apenas 48 milésimos da pole. Naturalmente, o piloto holandês é o favorito para vencer a corrida deste domingo, mas pode-se acreditar numa luta acirrada com Norris, além de que as Mercedes, com Bottas e sobretudo Hamilton, não podem ser a priori excluídas dessa luta.
Así fue el momento en el que Vettel bloqueó a Alonso en su último intento de Q2
— F1 + (@F1plus__) July 3, 2021
Sem querer, já que em minha opinião a culpa foi de seu box que não o avisou pelo rádio, Vettel atrapalhou Alonso no Q2 que, naquela volta, provavelmente teria conseguido um excelente tempo e poderia passar para o Q3. O acontecido será ainda objeto de investigação e não se pode prever qual a solução que a direção de corrida dará ao caso, podendo até mesmo, hipoteticamente, perder posições no grid.
Quem pode lucrar com isso é George Russell, que já irá largar em 9º lugar e poderia ver ainda melhorada essa posição. Essa é a melhor posição já conquistada pelo piloto inglês em sua carreira na F1 (que ingressou na categoria em 2019 com a Williams), sem levar em conta quando substituiu Lewis Hamilton na Mercedes para o GP de Sakhir ano passado, que havia testado positivo para COVID-19, e conseguiu largar em P2.
A AlphaTauri conseguiu colocar seus carros em 6º, com Gasly e 7º, com Tsunoda, que é um dos pilotos mais baixos do grid, medindo apenas 1,59 m, o que, em relação ao seu companheiro de equipe, lhe dá uma vantagem inegável de um menor peso.
Já a Ferrari, que ficou em 11º com Sainz e 12º com Leclerc, pagou pela escolha de não usar pneus macios, que lhe teriam permitido obter uma melhor classificação. Mas, em contrapartida, a obrigariam na corrida, quase certamente, a dois pit stops. E como a Ferrari normalmente tem obtido melhores resultados na classificação do que na corrida, a escolha desta vez parece lógica.
Na equipe McLaren, pode-se destacar a dificuldade encontrada por Ricciardo em ter rendimento comparável com seu companheiro de equipe, Norris, o que mostra que o australiano não conseguiu encontrar o necessário feeling com seu carro.
Confira o grid de largada provisório para o GP da Áustria:
What a qualifying session! #AustrianGP ?? #F1 pic.twitter.com/l0er0ZLFad
— Formula 1 (@F1) July 3, 2021