O que já era bonito ficou ainda mais atraente. Assim é possível definir a nova geração do Kia Sportage, que foi apresentada nesta semana. Depois de cinco anos, a quinta geração chegou com novo visual, equipamentos mais modernos e motorização pouco mais potente. A previsão, segundo a Kia Motors do Brasil, é que a novidade chegue por aqui já no começo de 2022.
Em relação a medidas, são aproximadamente 20 centímetros extras de comprimento. No total, o Kia Sportage mede 4,66 metros. A distância entre-eixos, no entanto, fica em 2,75 metros.
Deixando um pouco as metragens de lado, é o visual o que mais chama a atenção no novo SUV. Os belos contornos da geração atual deram lugar ao futurismo no novato. Destaque para o conjunto óptico dianteiro. É tudo meio desforme, com faróis em posição baixa e ladeado por luzes em LED com formato de bumerangue. Nem dá para comparar à Fiat Toro ou Citroën Cactus, por exemplo, afinal, aqui o pessoal do design inovou até demais.
Outros ângulos do SUV da Kia
As laterais, entretanto, são mais sóbrias, com linha de cintura alta e para-lamas avantajados. Por fim, na parte de trás, as lanternas são unidas por um filete, para aquele charme especial, tem aerofólio no topo da tampa do porta-malas. O logotipo da Kia também foi renovado.
Debaixo do capô, o Sportage tem opções de motor 1.6 turbo ou 2.0 diesel. São 179 cv (2 cv a mais) e 27 kgfm de torque no modelo movido ao combustível derivado do petróleo. Aliado ao propulsor, trabalha a transmissão manual de seis marchas ou a automática de dupla embreagem e sete velocidades. O diesel (com turbo e 185 cv) tem câmbio automático de oito marchas.
Da porta para dentro, o SUV tem modernidade de sobra. A tela central é unida ao painel de instrumentos. Logo abaixo, no painel central, comandos do som e do ar-condicionado. No console, destaque para o seletor de marchas em formato circular – lembra aquele botão usado outrora na Jaguar Land Rover.