A Hyundai nem esperou o fechamento do balanço mensal da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) para cravar que o HB20 é o modelo mais vendido da categoria no semestre. O hatch – fabricado pela marca em Piracicaba (SP) – já registrou mais de 45,4 mil unidades de janeiro pra cá. O número é 38% maior que o registrado em 2020.
Cabe salientar que, na tabela geral de automóveis e comerciais leves, o modelo perde para a Fiat Strada. Até meados do mês passado, a picape liderava como o modelo mais vendido do País no acumulado do ano, quando registrava 56.759 emplacamentos. Até o fechamento desta reportagem, o site oficial da Fenabrave estava sem sistema e, por isso, não pudemos trazer números atualizados.
Mais números
Os dados preliminares, no entanto, indicam participação de mercado do HB20 na ordem de 18%. no segmento A Hyundai, em suma, termina a primeira metade do ano na quarta colocação em vendas nacionais. De acordo com os dados, foram 95,4 mil veículos emplacados no total. Desempenho 50% superior ao mesmo período do ano passado.
“O mercado vem dando sinais de recuperação frente aos impactos da pandemia. A atratividade do HB20 e a eficiência dos canais de vendas remotas que conseguimos implantar desde o ano passado em nossa rede de concessionários estão contribuindo fortemente para que o consumidor escolha e compre, sem sair de casa, o modelo de sua preferência”, comemora Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.
Crise dos chips
Mas não é só a atratividade do modelo e a eficiência das vendas que colocaram o HB20 nessa posição. Um dos maiores motivos pelo qual o Hyundai conseguiu ultrapassar o Chevrolet Onix em vendas é a falta de semicondutores, que – sem estoque – paralisará, até agosto, a produção da GM em Gravataí (RS), onde o modelo é fabricado.
Sobre esse tema, a Hyundai afirma ter conseguido preservar sua produção local, operando sem restrições até o mês de junho. Isso, todavia, garantiu o fornecimento tanto de HB20 quanto do SUV Creta para o mercado. Desde o mês passado, a montadora vem implementando revezamento entre os três turnos diários da fábrica e seguirá monitorado seus fornecedores para ajustar o ritmo da produção conforme a disponibilidade de peças.
Isso, aliás, modificou totalmente a lista de mais vendidos do Brasil, colocando o Fiat Argo como o mais vendido de maio. O hatch nunca havia conseguido o primeiro lugar desde seu lançamento, em 2017. Foram, de acordo com a lista da Fenabrave do mês passado, 10.929 emplacamentos no respectivo mês.