Neste fim de semana, a Fórmula 1 volta à Inglaterra para o GP da Grã-Bretanha em Silverstone. E, de certa forma, surpreendeu o melhor tempo obtido por Hamilton e a Mercedes num circuito em que, teoricamente, Verstappen e sua Red Bull deveriam ter ficado à frente.
De qualquer forma, a diferença foi pequena, apenas 75 milésimos de segundo, o que deixa prever que a disputa pela pole na Classificação Sprint será muito acirrada. Mas, nesse caso específico, a pole tem uma importância relativa, já que Silverstone é um circuito onde a ultrapassagem pode ocorrer sem grandes problemas. Suas curvas de elevada velocidade podem fazer com que, pegando o vácuo de quem vai à frente, se consiga ultrapassar.
Naturalmente, o prognóstico para domingo se restringe uma vez mais ao duelo entre Mercedes e Red Bull e mais especificamente, Hamilton e Verstappen, o que deve se verificar também nesse sábado com o novo formato de disputa da pole position adotado como um teste nesse GP.
And the Silverstone crowd goes wild! ?#BritishGP ?? @LewisHamilton pic.twitter.com/K0at1gYJLY
— Formula 1 (@F1) July 16, 2021
Logo após Mercedes e Red Bull na classificação de hoje, aparece a Ferrari que com Leclerc, conseguiu o 4º lugar. Mas isso não deve criar expectativas demasiadamente favoráveis para a corrida pois, como se viu várias vezes, os carros de Maranello tem melhor rendimento na volta única do que no ritmo de corrida. Em outras palavras, o carro vazio anda melhor do que o carro com tanque cheio e isso claramente revela as diferenças aerodinâmicas que as duas situações proporcionam.
Entre os demais pilotos, cabe um destaque todo especial a Russell, que com sua Williams, que não é um dos melhores carros do lote, conseguiu passar mais uma vez para o Q3, obtendo um excelente 8º lugar, enquanto seu companheiro de equipe ficou com um 18º lugar, à frente apenas das Haas.
O novo formato de classificação para a corrida de domingo traz uma grande incógnita: como vão se portar os que estão nas primeiras posições que, claramente, quererão resguardar seus carros de eventuais batidas provocadas pelos pilotos que vem das últimas posições e que por isso mesmo, não tem nada a perder. Ao mesmo tempo, se espera uma luta muito interessante pelos 6 pontos em disputa (3 para o primeiro colocado, 2 para o segundo e 1 para o terceiro) e pela pole position, que será conquistada pelo piloto que vencer a corrida curta de 100 km (cerca de 30 minutos) da Classificação Sprint.