A repetição da corrida no circuito de Spielberg, domingo passado denominado Grande Prêmio da Estíria e agora, Grande Prêmio da Áustria, marcou mais uma vitória de Verstappen, que repetiu o sucesso da semana passada com uma corrida em que dominou, de ponta a ponta, tanto que já na 16ª volta – de um total de 71 – ele já tinha mais de 7 segundos de vantagem sobre Norris, o então 2º colocado.
Se a vitória de Verstappen não foi posta em dúvida em nenhum momento da corrida, as posições subsequentes foram alvo de muita disputa e muitas punições por parte da direção de prova. Ao final, Bottas ficou em 2º lugar, amenizando assim a derrota da Mercedes, que nesse momento é superada pela Red Bull Honda.
Falando da Mercedes, deve-se destacar o fato de seu segundo piloto ter terminado em 2º lugar enquanto Hamilton ficou apenas em 4º, distanciado-se quase meio minuto de seu companheiro de equipe. A equipe confirmou que o carro do piloto inglês teve problemas no assoalho em função de ter passado por cima das zebras na curva 10. Isso, claramente, influi no desempenho pois pode reduzir drasticamente a carga aerodinâmica e, com isso, o carro perde aderência nas curvas. Apesar disso, temos a impressão de um Hamilton em momento pouco favorável e praticamente, embora falte ainda muito ao término do campeonato, o alija da luta pelo título mundial.
Foi brilhante a corrida de Lando Norris com a McLaren. Se não tivesse tido uma penalização de 5 segundos, poderia ter ocupado o 2º lugar no pódio ao invés do 3º.
A corrida marcou também uma clamorosa batida entre Vettel e Raikkonen na última volta, com culpa do finlandês, que fechou a trajetória do alemão sem nenhuma razão para tal, sem nenhum prejuízo para a pontuação já que ambos estavam fora dos 10 primeiros.
A dramatic end to the race, as former team mates collide#AustrianGP ?? #F1 pic.twitter.com/mS8rG9mKWo
— Formula 1 (@F1) July 4, 2021
Para o veterano Fernando Alonso, ficou a satisfação após uma dura luta com George Russell da Williams de conseguir o 10º lugar e, com isso, conquistar 1 ponto para a classificação do mundial, enquanto o piloto inglês ainda não conseguiu pontuar na F1.
A situação, com vistas ao Grande Prêmio da Inglaterra em Silverstone daqui a 15 dias, promete mais lutas acirradas, embora com favoritismo de Verstappen e sua Red Bull, que poderão aproveitar integralmente as características do veloz circuito inglês graças às suas qualidades aerodinâmicas. Vale lembrar que nesse GP será o primeiro teste do formato Sprint Qualifying substituindo a classificação de sábado como a conhecemos. Se quiser entender como funcionará, clique aqui.