Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FiatIndustria Automobilistica

Fiat é a 5ª marca acusada de ocultar emissões de poluentes na França

por Claudia Carsughi 15/07/2021
por Claudia Carsughi 15/07/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Fiat 500

Foto: Divulgação/Fiat

Escândalos sobre manipulação de dados sobre emissão de poluentes não é novidade, há pouco dias publicamos uma matéria falando novamente sobre o dieselgate.

Além da VW, outras marcas já passaram por esse perrengue, como a Renault, Volkswagen, Peugeot, Citroën e agora é a Fiat que está no alvo dessa acusação, dessa vez na França.

A Fiat é acusada de ter utilizado programas de computador para manipular informações e ocultar os números reais de emissões poluentes de alguns dos seus modelos com motor diesel, segundo indicação de fontes judiciais.

A marca vai ter que pagar fiança de 150 mil euros e depositar uma garantia bancária de 200.000 euros.

A Stellantis, marca proprietária também da Fiat, declarou estar disposta a cooperar “plenamente” com a justiça para resolver o quanto antes este assunto e afirma ter certeza de que o controle de emissões cumpriu todas as exigências existentes no período de investigação, no período entre setembro de 2014 e 15 de março de 2017.

Anteriormente, em 2017, a justiça francesa abriu uma investigação no contexto escândalo ‘dieselgate’, que teve início dois anos antes nos Estados Unidos.

Dessa maneira, as autoridades norte-americanas que controlam as emissões poluentes descobriram que a Volkswagen tinha instalado programas de computadores que “maquiavam” os resultados das emissões dos poluentes dos motores à diesel.

Estes dispositivos detectavam o protocolo de provas e assim os motores passavam a funcionar com um ritmo que permitia limitar as emissões de partículas e respeitar as normas sobre poluição em vigor.

No entanto, em condições normais de circulação, as emissões disparavam e superavam em muito os limites definidos nos testes de certificação.

Por fim, caso isso se comprove, os fabricantes correm o risco, se forem considerados culpados, de pagarem multas multimilionárias além de pagar indenizações a milhares de proprietários dos modelos sob suspeita.

dieseldieselgateemissãoFiatpoluentesstellantis
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
Após publicação do relatório da ‘Comissão Hamilton’, F1 adota medidas para incluir minorias
Próximo
Seleção olímpica terá dificuldades nos Jogos de Tóquio

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência