Grade polêmica, motor de seis cilindros e esportividade nas veias. Essas são as principais características da dupla M340i xDrive (tração integral) e M440i Coupé (tração traseira) que já está sendo vendidas pela BMW no Brasil. Respectivamente, os modelos têm preços de R$ 542.950 e R$ 575.950. De acordo com a marca, as entregas estão normalizadas após a fase de pré-vendas.
As versões esportivas do BMW Série 3 e Série 4, no entanto, contam com o mesmo propulsor de seis cilindros em linha TwinPower turbo com 387 cv – entre 5.800 rpm e 6.500 giros. Nesse sentido, o torque é de 51 kgfm, atingindo até 5.000 rpm. Ambos chegam à velocidade máxima de 250 km/h.
Os modelos da marca bávara têm câmbio automático de oito velocidades. No M340i xDrive, todavia, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,4 segundos. Já no M440i Coupé, o feito leva 4,8 segundos.
Esportividade linha M da BMW
Como sugere a denominação, ambos possuem atributos da linha M. Ou seja, mais esportividade ao volante. Para isso, no entanto, a BMW oferece Diferencial M Sport, conjunto aerodinâmico diferenciado, e suspensão M Sport (incluindo direção esportiva variável e freios M Sport). Tem, ainda, bancos esportivos com ajustes elétricos e de memória.
Produzido na fábrica da BMW em Munique, na Alemanha, o sedã esportivo Série 3 tem como principal diferencial a funcionalidade Drive Recorder. Com ela, o M340i xDrive é capaz de capturar vídeos em 360° por meio de quatro câmeras ao redor do veículo. Isso, contudo, permite gravação tanto para entretenimento quanto em caso de acidentes.
O três-volumes acompanha Comfort Access System 2.0. A tecnologia é capaz de controlar a abertura e o fechamento das portas sem a necessidade de chave. Já o Driving Assistant Professional permite a direção inteligente em situações de congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas. Tem, ainda, Head-up display (projeta informações do quadro de instrumentos no painel). O BMW Live Cockpit Professional oferece informações e monitoramento da condução por intermédio de duas telas: 12,3” e 10,25”.
Cupê
O M440i Coupé é feito na planta do BMW Group em Dingolfing (Alemanha). Além de visual diferenciado, com longo capô e traseira curta, como mandam os cupês esportivos, o modelo tem suspensão mais baixa (15 milímetros) com calibração de molas, amortecedores e buchas de suspensão mais firmes. O Diferencial M Sport é controlado eletronicamente e o conjunto aerodinâmico é diferenciado: spoiler dianteiro com tomadas de ar maiores, saias laterais e para-choque traseiro remodelado.
No mais, bancos esportivos (ajustes elétricos e memória) com suporte lateral e prolongadores para as pernas fazem parte do pacote.