Há muitas pessoas, para não dizer a grande maioria, que não sabem o significado destes dois procedimentos feitos em veículos.
É muito comum, ao chegar em uma oficina de suspensões, ser oferecido os dois serviços, alinhamento e balanceamento e as explicações são geralmente que com isso você economizará pneus e melhorará a estabilidade, por exemplo.
Vamos tentar aqui, de uma forma bem simples para que seja fácil entender, explicar o que são os dois procedimentos.
Balanceamento de rodas/pneus
Este procedimento consiste em, através de pesos colocados na roda, acertar o peso do conjunto. Pode ser executado com o conjunto roda e pneu colocados em um equipamento chamado “balanceadora” que determina os valores e posicionamento dos pesos a serem aplicados de forma que o balanceamento estático e/ou dinâmico seja atingido e não gere força em uma direção que gerará vibrações quando giram transmitindo ao carro, vibrações no volante de direção quando as rodas dianteiras estão desbalanceadas ou na carroceria quando as traseiras estiverem desbalanceadas.
Alinhamento da suspensão
Consiste basicamente em corrigir o ângulo de convergência das rodas dianteiras e em alguns carros, na suspensão traseira também.
Quando devo fazer balanceamento?
Quando sentir vibrações em velocidades que giram em torno de 100 a 120 km/h, geralmente.
Neste caso, deve-se procurar uma oficina especializada em suspensão que, na verdade, antes de efetuar o balanceamento em si, deve verificar visualmente o estado dos pneus e das rodas.
Isto deve ser feito porque a vibração pode ser gerada por balanceamento inadequado, porém há outras possíveis causas como:
– Pneus deformados, quer seja por impacto em buracos, quer seja um defeito na construção que “mesmo balanceado”, gerará força devido a irregularidades no mesmo e consequente vibrações.
Roda amassada por buracos também poderá gerar vibrações.
+ Leia também:
Consumo de combustível: por que será que não estou nunca satisfeito com meu carro?
Quando devo fazer alinhamento do veículo?
Há alguns sintomas que indicam uma possível necessidade de alinhamento:
– Veículo puxa para um dos lados em estrada plana;
– Desgaste excessivo de pneus e principalmente de forma irregular, normalmente gasta mais o lado interno do pneu;
– O veículo “canta” muito o pneu em curvas, mesmo que em baixas velocidades.
Apesar de que os sintomas acima possam estar relacionados a um simples alinhamento, eles podem ter raízes mais profundas e com soluções mais complexas. Vamos falar sobre as mais comuns.
Com a idade e quilometragem mais avançada, os materiais de borracha começam a sofrer os efeitos do ressecamento pelo ozônio na atmosfera, além da fadiga inerente das solicitações do uso.
Também, os pivôs dos braços de controle e caixa de direção vão sofrendo desgastes e criando folgas que além de gerar ruído, fazem com que a geometria de direção se altere quando em movimento.
Outro fenômeno que ocorre, porém de forma mesmo frequente, é o desalinhamento do eixo traseiro que, mesmo que não tenha regulagem, há como resolver problemas de convergência e cambagem através de colocação de calços.
Há também a questão do estado dos pneus que neste caso podem ser a causa do veículo puxar para um lado ou para o outro. Isto pode ocorrer se houver conicidade coincidentes entre os lados, fazendo com que faça as rodas esterçarem e consequentemente o veículo puxar.
Em síntese, antes de ir a uma oficina, identifique qual é seu problema para evitar gastar com procedimentos não necessário.