A situação atípica causada pela pandemia do novo Coronavírus refletiu fortemente na indústria automotiva. Prova disso é que maio registrou crescimento superior a 200% em relação ao mesmo período do ano passado (leia aqui). No entanto, indo além da retomada do mercado, outro ponto que vem chamando a atenção nos últimos meses é a dança das cadeiras estrelada pelos veículos mais vendidos do Brasil.
O Chevrolet Onix, por exemplo, que figurava no topo da lista há anos, sequer apareceu no top ten do quinto mês de 2021, conforme apontaram os números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Na categoria, entretanto, quem tomou o lugar foi o Fiat Argo, que tem valor a partir de R$ 68.035.
Aliás, foi o veículo mais vendido do Brasil em maio. Feito nunca conquistado pelo modelo desde seu lançamento, em 2017. Inclusive, foi o único a emplacar mais de 10 mil unidades no mês. Na sequência da categoria de hatches vêm Fiat Mobi (7.443 unidades) e Hyundai HB20 (7.290).
Picapes pequenas
Outra categoria que vem dando que falar é a de picapes pequenas. Bem dizer, a Fiat Strada figura praticamente sozinha – já que a Volkswagen Saveiro sequer faz cócegas na rival em se tratando de vendas. O exemplar da montadora italiana – que parte de R$ 93.040 – vendeu nada menos que 9.918 unidades. A Saveiro teve 2.457 emplacamentos.
A categoria de sedãs é outra que vêm sofrendo baixas constantes por causa da preferência por SUVs. Tanto que nenhum três-volumes aparece no top ten do mês de maio. No ranking geral, o primeiro a dar o ar da graça é o Toyota Corolla (parte de R$ 123.790) que, em 14º lugar, emplacou 3.790 unidades.
Na sequência, estão Chevrolet Onix Plus e Volkswagen Virtus. Respectivamente, os sedãs venderam 3.367 e 2.058 unidades.
SUVs mais vendidos
Na categoria mais badalada do mercado, a de SUVs, tem exemplar até no top five. Mesmo com tíquete médio mais alto, esses modelos já são populares a ponto de ocupar quase metade da lista dos dez mais vendidos. No topo, está o Jeep Renegade, com 7.361 unidades. O SUV da Stellantis custa a partir de R$ 96.084. Hyundai Creta (6.983) e Jeep Compass (6.135) vêm na sequência.
Nas demais categorias, contudo, os números são bem mais discretos. Exemplo disso é o segmento de station wagons (peruas) que praticamente caiu no ostracismo no Brasil. O mais vendido é da Audi que (felizmente) ainda insiste nesse tipo de modelo. Trata-se do RS 6 Avant (preço a partir de R$ 900 mil) – com apenas 6 unidades no mês.
Na categoria de monovolumes, entretanto, o Honda Fit (a partir de R$ 76.900) se destaca com suas 756 unidades. No segmento de minivans, medalha de ouro para a Chevrolet Spin. Foram 2.362 unidades do modelo da GM, que não sai por menos de R$ 85.640.
Por fim, os mais endinheirados que podem optar pelo segmento de esportivos colocaram o Porsche 911 no topo do ranking. O modelo emplacou 128 unidades no mês passado. Isso porque não sai por menos de R$ 709 mil no modelo ‘básico’ Carrera.