Quase um ano e meio. Esse foi o período para que alguns modelos de picapes seminovas valorizassem em torno de 20%. De acordo com levantamento da Mobiauto, start-up do segmento automotivo, que cotou 56 modelos e versões vendidos no Brasil, 55 exemplares da categoria tiveram alta nos preços entre janeiro de 2020 e maio de 2021. A média de elevação foi de 18,2%.
Dentre os modelos que, hoje, valem mais que em janeiro do ano passado, destaque para a Ford Ranger XLS 2.2 Turbodiesel 4×4 AT. O modelo cabine dupla teve, no período, valorização de 32,8%. Em janeiro de 2020, era vendido por R$ 125,3 mil. Hoje, a mesma picape vale R$ 166,4 mil.
A média de valorização entre as marcas ficou com a Toyota. Das 29 picapes que ganharam preço acima da média, a Hilux contou com praticamente metade, com 14 versões valorizadas.
Opinião sobre o mercado de picapes
“Das 29 versões valorizadas acima da média, você encontra exemplares também de Volkswagen Amarok, Chevrolet S10, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Fiat Toro. Isso quer dizer que a categoria de picapes em geral possui ótima performance no mercado”, explica Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto. Para ele, o segmento como um todo é bastante apreciado pelos consumidores.
Sobre a Fiat Toro, que não foi tão bem posicionada em termos de valorização na lista das 56 picapes analisadas, Castro Jr. defende que “Os modelos 2020 estacionaram momentaneamente suas cotações (por causa da reestilização, lançada há um mês), uma vez que é praxe no mercado evitar a aquisição de um modelo em seu último ano de carroceria antiga. Mas isso é circunstancial. Creio que ela retorne rapidamente às boas médias”, destaca.
Outro ponto mencionado pelo executivo, em síntese, diz respeito à fila de espera da Toro zero-quilômetro. “A Fiat está conseguindo manter um nível de produção mais alto de Toro, ou seja, tem mais unidades zero-km abastecendo o mercado, então, não puxa tanto assim as cotações de usados”, enfatiza.
Confira, abaixo, a lista das 10 picapes mais valorizadas do mercado nos últimos 16 meses:
Modelo/versão | Jan/20 | Mai/21 | Variação |
---|---|---|---|
Ford Ranger XLS 2.2 4x4 CD Diesel AT | R$ 125.334,00 | R$ 166.439,00 | 32,80% |
Toyota Hilux CD SRV 4x2 2.7 16V Flex AT | R$ 116.120,00 | R$ 152.469,00 | 31,30% |
Toyota Hilux CD 4x4 2.8 Diesel MT | R$ 126.143,00 | R$ 163.911,00 | 29,94% |
Toyota Hilux CD SR 4x4 2.8 TDI Diesel AT | R$ 145.074,00 | R$ 188.012,00 | 29,60% |
Ford Ranger XLT 3.2 20V 4x4 CD Diesel AT | R$ 143.550,00 | R$ 184.133,00 | 28,27% |
VW AMAROK Extreme CD 3.0 4x4 TB Diesel AT | R$ 183.751,00 | R$ 229.909,00 | 25,12% |
Toyota Hilux SW4 SRX 4x4 2.8 TDI 16V Diesel AT | R$ 234.087,00 | R$ 292.240,00 | 24,84% |
VW AMAROK Highline CD 3.0 4x4 TB Diesel AT | R$ 173.683,00 | R$ 216.796,00 | 24,82% |
Toyota Hilux CS 4x4 2.8 TDI Diesel MT | R$ 116.276,00 | R$ 144.700,00 | 24,45% |
Chevrolet S10 Pick-Up LT 2.5 4x2 CD Flex AT | R$ 103.939,00 | R$ 129.027,00 | 24,14% |
Confira também a lista das 10 picapes menos valorizadas do mercado nos últimos 16 meses:
Modelo/versão | Jan/20 | Mai/21 | Variação |
---|---|---|---|
Fiat Toro Volcano 2.4 16V Flex AT | R$ 106.487,00 | R$ 104.775,00 | -1,61% |
Fiat Toro Ultra 2.0 16V 4x4 Diesel AT | R$ 146.326,00 | R$ 148.897,00 | 1,76% |
Fiat Toro Ranch 2.0 16V 4x4 Diesel AT | R$ 136.298,00 | R$ 142.401,00 | 4,48% |
Fiat Toro Freedom 1.8 16V Flex AT | R$ 87.922,00 | R$ 94.786,00 | 7,81% |
Chevrolet S10 Pick-Up LT 2.8 TDI 4x4 CD Diesel MT | R$ 136.505,00 | R$ 148.406,00 | 8,72% |
Fiat Toro Volcano 2.0 16V 4x4 TB Diesel AT | R$ 125.661,00 | R$ 137.350,00 | 9,30% |
Renault Duster Oroch Dyna. 2.0 16V Flex MT | R$ 69.783,00 | R$ 76.391,00 | 9,47% |
Fiat Toro Endurance 1.8 16V Flex MT | R$ 74.019,00 | R$ 81.382,00 | 9,95% |
Fiat Toro Endurance 2.0 16V 4x4 Diesel AT | R$ 107.662,00 | R$ 118.789,00 | 10,34% |
Mitsubishi L200 Tri. Sport Outd. GLX 2.4 4x4 Diesel AT | R$ 111.290,00 | R$ 124.631,00 | 11,99% |