Estamos ainda no meio deste ano e já começam a circular imagens, mais ou menos fantasiosas, na verdade, de como serão os carros de 2022 da F1 que, no entendimento da Liberty Media, deveriam ser apresentados somente em Silverstone.
Pelo que é dado perceber nestas imagens divulgadas pelo site italiano LiveGP, observa-se uma frente mais baixa e uma aerodinâmica simplificada, o que, no conjunto, deveria permitir aos pilotos buscar o vácuo do carro que vai à frente sem sofrer turbulências e assim tentar a ultrapassagem.
Isto, aliás, é o que os dirigentes da F1 tem incessantemente procurado obter, para melhorar o espetáculo, através sucessivas alterações do regulamento técnico, a começar pela, em minha opinião, infeliz abertura da asa traseira quando chega a menos de 1 segundo do carro que vai à frente.
O aspecto geral é mais agressivo com uma aparência agradável, pelo menos em minha opinião, aparência essa ressaltada, na frente, por perfis verticais paralelos ao plano de apoio dos pneus no solo. Estes perfis atuam como defletores dos fluxos gerados pelo rolamentos dos pneus, limpando o fluxo de ar que vai para a parte posterior do carro. Além disso as aberturas laterais da carroceria são mais largas das usadas até agora, complementando as novidades que veremos em 2022.
Para conferir, será contudo necessário esperar a apresentação dos novos carros…