De veículo mais vendido do Brasil por anos consecutivos a desaparecimento do top ten da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Essa é a realidade do Chevrolet Onix, que teve sua produção na fábrica de Gravataí (RS) interrompida, em março, por causa da falta de semicondutores. O sedã Onix Plus também foi afetado. Mas a ideia da GM é retomar o funcionamento apenas no dia 16 de agosto.
A mudança de data – anteriormente prevista para o dia 3 de agosto – foi divulgada por meio de comunicado feito pela General Motors ao Sinmgra (Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí).
A GM voltará a fabricar Onix e Onix Plus em apenas um turno. Isso fará com que trabalhadores dos outros dois turnos continuem com seus contratos suspensos. E a situação vai além, uma vez que a fábrica de São Caetano do Sul (SP) – onde são produzidos Spin e Tracker – também sofre com a escassez de semicondutores e aguarda o retorno das linhas de montagem (em 2 de agosto).
Esquema de volta
De acordo com informações, diversos modelos – como Onix e Onix Plus – estão de fora da pronta-entrega. E, consequentemente, os pátios vazios resultam em longas esperas pelos modelos na rede de concessionárias. No último fechamento da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o presidente Luiz Carlos Moraes informou que o problema global “deve se alongar até os primeiros meses de 2022.”
Nesse meio-tempo, a General Motor vem realizando as modificações necessárias no complexo do ABC paulista. É de lá que vai sair a nova picape intermediária da marca, para concorrer com Fiat Toro e companhia. Cabe lembrar que Hyundai Santa Cruz, Ford Maverick e a Volkswagen Tarok também estão na lista de novidades que devem desembarcar no Brasil nos próximos anos, afinal, o segmento tem despertado a atenção de diversas montadoras mundo afora.