A Renault divulgou um teaser para anunciar a produção do novo Captur, que passará a contar com o novo motor 1.3 turbo flex TCe. O novato é feito na planta da marca em São José dos Pinhais (PR). A estreia do SUV está marcada para este mês. Nas lojas, a previsão de chegada fica para julho.
A montadora francesa quer manter mistério sobre o Captur 2022. No anúncio, entretanto, a única imagem mostra o Captur escondido por uma capa preta, que evidencia apenas os contornos dos faróis e luzes DRL dianteiros.
Mas é provável que o modelo brasileiro siga cartilha do Kaptur (vendido na Rússia) e, no entanto, tenha poucas novidades no – bem resolvido – visual. O desenho da grade dianteira deve mudar um pouco e ganhar detalhes cromados. Rodas, como de praxe, devem ter novo layout e os faróis, agora full LED, terão novas disposições internas. Por dentro, deve haver leve retoque em tecidos e grafismos, além de novo volante e troca da central multimídia.
Motor do Captur é usado também pela Mercedes-Benz
No lugar do motor 1.6 16V SCe flex, atrelado ao câmbio CVT (continuamente variável), da configuração atual do Captur, entra em cena o TCe 1.3 flex. Para quem não se lembra cabe salientar que trata-se de um motor desenvolvido pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Mas há uma parceria com a Mercedes-Benz e, por isso, o motor é encontrado em diversos modelos mundo afora, como nos alemães Classe A e GLB e na picape média Alaskan, por exemplo.
Valendo-se da mesma tecnologia, cada fabricante tem sua calibração específica, seja em potência, torque e/ou utilização de câmbio. Tanto que o 1.3 TCe é flexível apenas na Renault (na Mercedes-Benz é movido apenas a gasolina). A aposta é que o Captur use as especificações do modelo russo e desenvolva potência de 150 cv e torque de 25,5 kgfm. O câmbio, no entanto, deve continuar o mesmo.
Quem deve entrar na fila para receber este motor e, assim, se tornar mais competitivo é o Duster. Entretanto, nada de confirmação por parte da Renault, ao menos, por enquanto. Resta aguardar…