Max Verstappen bate no GP do Azerbaijão (Foto: Reprodução/Twitter @ESPNF1)
Um pódio absolutamente inesperado marcou o Grande Prêmio do Azerbaijão. O maluco que tivesse apostado mil libras nas casas de apostas inglesas, nessa altura estaria ainda contando a pequena fortuna que teria amealhado.
O desenrolar da corrida, contudo, acabou tornando esse desfecho absolutamente lógico, embora pouco comum pelo clamoroso erro de Hamilton na relargada e o furo do pneu de Verstappen, ainda antes, na volta 46. Lógico porque Perez soube desfrutar integralmente das qualidades da Red Bull, um carro em progresso que tem 90% de sua downforce atuando na primeira metade de sua estrutura, o que permite obter um grip sem prejudicar a velocidade máxima.
A batida de Verstappen provocou uma bandeira vermelha, que praticamente dividiu a corrida em duas, com um desfecho inesperado pois ninguém em sã consciência poderia esperar um erro tão clamoroso de Hamilton, que na relargada, estava em 2º lugar, tentou ultrapassar o mexicano Perez e passou reto na curva. Depois de muito tempo, encerrou um Grande Prêmio sem marcar pontos. Como nenhum dos dois marcou pontos, o campeonato continua equilibrado como era antes dessa corrida.
Foto: Reuters
Um dos destaques da corrida foi o veterano Vettel, que com sua Aston Martin, contrariou todos os prognósticos e, embora largando em 11º, conseguiu uma brilhantíssimo 2º lugar, festivamente comemorado por ele e toda a equipe. Já que falamos dos pneus de Verstappen, vale lembrar que na 13ª volta, Stroll, que era 4º, furou um pneu e acabou batendo forte no muro, o que de certa forma mostrou que os pneus tiveram um papel muito importante nesse Grande Prêmio.
Pierre Gasly é um caso a parte, pode-se dizer que após ter sido rebaixado da Red Bull para a AlphaTauri, deu a volta por cima e hoje, conseguindo sobrepujar Leclerc e sua Ferrari nas últimas voltas, onde os dois pilotos brigavam para ver quem ocuparia o 3º lugar no pódio.
Nas próximas corridas, espera-se a recuperação de Hamilton e a continuidade da luta do piloto inglês com Verstappen pelo título desse campeonato.
Confira o resultado completo do GP do Azerbaijão de Fórmula 1:
Foto: Reprodução/Twitter @F1