O treino de classificação para o tradicional Grande Prêmio da França, que será disputado nesse domingo no veloz circuito de Paul Ricard em Le Castellet, um circuito de 5.842 m que apresenta uma das mais longas retas de todo o calendário, a Mistral, acabou mostrando uma acirrada disputa entre Red Bull e Mercedes que monopolizaram as quatro primeiras posições com Verstappen sendo o mais rápido, seguido por Hamilton a 258 milésimos, Bottas a 386 milésimos e Perez a 455 milésimos.
Para mostrar a superioridade da Red Bull e Mercedes em relação ao 5º colocado, que foi Sainz com sua Ferrari, o piloto ficou a praticamente 4 décimos do 4º colocado e 850 milésimos do primeiro.
Levando-se em consideração que a Ferrari tem o melhor desempenho com tanque semi-vazio, é fácil prever que em condições de corrida, a luta pelo pódio e pelas quatro primeiras posições de uma forma geral será restrita à Red Bull e Mercedes com Verstappen e Hamilton como lógicos protagonistas.
De qualquer forma, como dizia Fangio, corridas são corridas e tudo pode acontecer, mas seria, em minha opinião, uma clamorosa surpresa se, nesse domingo, a vitória fugisse dos pilotos que largarão nas quatro primeiras posições do grid. Nas posições subsequentes, será muito interessante a luta entre Ferrari e McLaren, o que representará uma disputa à parte dentro da corrida.
Quanto ao campeonato mundial, Verstappen, em caso de vitória, aumentaria sua atual vantagem de 4 pontos sobre Hamilton.
Confira o grid de largada provisório para o GP da França de F1: