Desde que os SUVs passaram a ser os queridinhos do público, as peruas caíram em desuso no Brasil. Entretanto, lá fora, a categoria continua com um vasto leque de novidades. A última delas a ser apresentada atende pelo nome de Peugeot 308 SW (station wagon), que é baseada na configuração hatch médio do modelo. Destaque para a motorização híbrida com tecnologia plug-in.
Começando pelo design, o 308 SW tem a mesma dianteira da versão 2022 do hatch. Os faróis são mais finos e, bem ao estilo 3008, tem luzes diurnas que invadem o para-choque dianteiro, na intenção de remeter a “presas de leão”, já que este é o animal que representa a logomarca da montadora – também redesenhada no station wagon. A grade dianteira tem formato tridimensional. E, da coluna B para trás, tudo é novo, desde as janelas e portas, até as lanternas.
Na mesma plataforma EMP2 de sua antecessora, a perua ganhou medidas por quase todos os lados. Salvo a largura (que se manteve em 1,85 metro), comprimento, altura e entre-eixos estão maiores. São, respectivamente, 4,64 metros (+ 269 milímetros), 1,44 m (+ 1 mm) e 2,73 m (+ 57 mm). Um dos principais destaques desse tipo de veículo, o porta-malas tem 608 litros. Nas versões híbridas, cai para 548 litros por causa das baterias.
Motorizações do Peugeot 308 SW
Por falar em tipos de motorizações, o 308 SW segue a cartilha do hatch. Na híbrida plug-in (182 cv ou 225 cv) o motor 1.6 PureTech a gasolina trabalha em conjunto com o elétrico de 81 kW. A autonomia máxima é de 60 km. Há, nesse sentido, as opções 1.2 Puretech turbo três cilindros a gasolina (111 cv ou 130 cv) e 1.5 HDi diesel, com 132 cv. As transmissões, por fim, se dividem em automática de oito velocidades ou manual de seis marchas. A tração é sempre dianteira.
Também a exemplo do 308, o habitáculo do SW tem duas telas digitais de 10″, uma no centro do painel e outra no quadro de instrumentos. Seguindo a escola inaugurada lá atrás pela marca, o formato i-Cockpit também se faz presente, com volante de tamanho reduzido, painel de instrumentos recuado e comandos voltados ao motorista. Carregador de smartphones por indução e assistência à condução estão no pacote de itens de série. Uma pena ser uma realidade tão distante do Brasil.