Mal foi lançado e o Jeep Compass já ficou mais caro. O primeiro reajuste de preços do modelo – que chegou às lojas há pouco mais de um mês – elevou os preços de quase todas as versões de acabamento. Com o reposicionamento, no entanto, os valores ficaram entre R$ 143.490 e R$ 221.990.
Mesmo que o veículo seja fabricado no Brasil, a alta do dólar – cotado a R$ 5,08, nesta quarta-feira (3) – é quase 100% das vezes a responsável pelos reajustes. Mas cabe lembrar que, embora tenha componentes de fora, o Compass é produzido em solo brasileiro. Nesse sentido, vem da fábrica do grupo em Goiana (PE).
A partir de agora, o SUV da marca não sai por menos de R$ 143.490 na versão de entrada Sport Flex. À época do lançamento (28 de abril), o preço cobrado pela configuração era de R$ 139.990. O aumento foi de R$ 3.500. A Jeep, todavia, não mexeu na lista de equipamentos. De série, vem com iluminação Full LED, central multimídia com tela de 8,4″ e espelhamento Android Auto e Apple Carplay (sem fio), ar-condicionado digital de duas zonas, entre outros. O novo motor turbo flexível da família GSE tem 1,3 litro.
Demais versões do Jeep Compass
A segunda opção do catálogo do Jeep Compass (Longitude Flex), que custava R$ 154.990 até o momento, passa a R$ 158.990. Ou seja, quem optar pela configuração paga R$ 4.000 a mais.
Se por um lado a versão Limited Flex se manteve em R$ 176.990 (a única que não encareceu), a variante Série S teve o absurdo aumento de R$ 11.000. Passou, no entanto, de R$ 187.990 para R$ 198.990.
E o cliente interessado pelas versões com motor 2.0 turbo diesel e câmbio automático de nove velocidades (Longitude, Limited e Trailhawk) precisará desembolsar, nesse sentido, nada menos que R$ 5.000 extras. A primeira delas custa R$ 201.990. Já as demais versões topo de linha custam R$ 221.990 na tabela atual.
Cabe salientar que, mesmo com salto de preços, o Jeep Compass continua uma opção interessante no segmento de SUVs médios. Além de contar com versões 4×4 e motorização diesel, o modelo da Stellantis é até mais barato que a concorrência, dependendo da versão. Para se ter ideia, o Toyota Corolla Cross, por exemplo, não cruza a porta da concessionária por menos de R$ 143.490, já o recém-lançado Volkswagen Taos chegou, na semana passada, a partir de R$ 154.990.
Jeep tem melhor participação de todos os tempos
Deixando um pouco os preços de lado, cabe pender o assunto para números de vendas (veja mais aqui). E, neste quesito, a marca tem bastante para comemorar. Responsável por criar o segmento de SUVs (onde abocanhou 22,9% de market share), a Jeep registrou, em maio, sua melhor participação de mercado de todos os tempos. Foram, a princípio, 7,7% de participação na indústria.
Em números de vendas, outro Jeep vem marcando história. O Renegade. Em maio, foi o líder (tanto no mês quanto no acumulado de 2021) entre os SUVs. O modelo, contudo, pegou 18% das vendas do segmento, com número recorde de 7.361 unidades emplacadas. Já o Compass, que também foi o mais vendido do segmento que representa, teve 6.136 unidades comercializadas no quinto mês deste ano.
Confira a avaliação do Jeep Renegade Trailhawk Diesel no Canal Carsughi