Na tarde desta segunda-feira (7), a Jaguar lançou o novo F-Pace no Brasil. Trata-se de uma reestilização do modelo, que estreia neste mês com preços a partir de R$ 463.750 na versão 3.0 e R$ 725.950 na opção 5.0 superesportiva SVR. Este último, aliás, carrega um V8 que, como disse o piloto Cacá Bueno – durante apresentação do modelo por meio de live – tem mais torque que um carro de Stock Car.
É isso mesmo, o “veoitão” desenvolve 71,4 kgfm entre 3.500 rpm e 5.000 giros. O veículo teve sua curva de torque modificada e, em relação ao antecessor, aumentou 2,1 kgfm. Em relação a potência, no entanto, são 550 cv a 6.250 rotações. De acordo com a marca, são necessários apenas 4 segundos para chegar aos 100 km/h. A velocidade máxima é de 286 km/h.
O veículo também recebeu um novo seletor de modos de condução, com as opções Conforto, Eco, Chuva e Dinâmico/esportivo. E, para conter o ímpeto, o sistema de freios também foi aprimorado na versão SVR, que recebeu disco de 395 milímetros na frente e 396 mm atrás. A tração é integral e tem Intelligent Driveline Dynamics. A tecnologia tem um software que distribui torque para os eixos dianteiro e traseiro de forma independente e quase instantaneamente.
3.0
Indo para a versão mais mansa do SUV, as versões S, R-Dynamic S e R-Dynamic SE do novo Jaguar F-Pace trazem sob o capô o motor P340. Ou seja, é o 3.0 de seis cilindros em linha – também movido a gasolina (como o SVR) – de 340 cv entre 5.500 giros e 6.500 rpm. O torque de 48,9 kgfm está disponível de 1.500 rotações a 4.500 rpm. De 0 a 100 km/h são gastos 6,1 segundos. São 240 km/h de velocidade máxima. Em qualquer das motorizações, o câmbio é automático de oito velocidades – a alavanca é nova.
Mudanças no Jaguar F-Pace
Na parte da frente, o F-Pace 2021 tem grade mais avantajada e novos contornos no capô. O novo para-choque tem entradas de ar redesenhadas e detalhes de malha escura para sensação de amplitude. Apesar de manter o formato, os faróis ganharam novas luzes iluminadas por LEDs em forma de ‘J’. Atrás, as lanternas (também LEDs) passaram a ser retas. Também tem novo para-choque, saídas de escape atualizadas. Na versão superesportiva SVR, o SUV tem vários elementos de design voltados à esportividade.
Da porta para dentro, contudo, mudança drástica. Houve, nesse sentido, redesenho do painel, console, volante, bancos e painéis de porta. Os comandos de temperatura do ar-condicionado agora são giratórios e o sistema de climatização possui função de ionização, que promete remover germes e bactérias do interior. É nova a central multimídia Pivi Pro. A tela é curva, sensível ao toque, em HD e com 11,4″.
Tem Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré com visão 180 graus, painel de instrumentos com tela de 12,3″, Clear Exit Monitor (alerta os ocupantes sobre a presença de carro ou ciclista), entre outros itens. Na lista de opcionais estão o carregador sem fio, o Head-Up Display e o controle de cruzeiro adaptativo.