A carroceria com perfil hatch não vai ficar de fora da linha 2022 do Civic. A imagem da lateral do carro foi revelada nesta semana pela Honda, mas o carro estreia só no dia 23. Nas lojas, no entanto, deve estrear ainda este ano, mas nada há de concreto. O modelo acompanhará as mudanças visuais do irmão sedã (foto abaixo), que estará mais sóbrio na 11ª geração.
Por falar nele, enquanto a produção do sedã acontece na fábrica em Alliston, no Canadá, o hatch terá como berço a fábrica de Greensburg, nos Estados Unidos. É a primeira vez que um Civic hatch será feito em solo norte-americano – antes, vinha apenas da Europa e do Japão.
Se o visual externo tem lá suas particularidades e diferenças em relação ao modelo três-volumes (como a caída acentuada do teto em direção a traseira), do lado de dentro a cartilha deve ser exatamente a mesma. Telas digitais tanto no quadro de instrumentos (10,2″) quanto na central multimídia (9″) estarão presentes. Esta última, aliás, com espelhamento Apple CarPlay e Android Auto. Carregador wireless para smartphones também está na lista, assim como o eficiente sistema de som Bose, com 12 alto-falantes.
Motorização também segue o Civic, mas tem câmbio manual
A Honda não informou quais motores vão compor a gama do Civic hatch. Mas a expectativa é a de que as opções sejam as mesmas do sedã. Em síntese, motor 2.0 aspirado de 160 cv e 1.5 turbo, de 182 cv. Ambos têm quatro cilindros em linha e são aliados à transmissão CVT (continuamente variável). A novidade é que o hatch vai adicionar um câmbio manual de seis marchas à gama, provavelmente, na versão Type-R – que deve chegar aos 400 cv.
Para melhor manobrabilidade, o Civic hatch terá melhorias na rigidez da carroceria e do chassi, informou a Honda. A melhora na rigidez torcional será de 8% – 13% na rigidez de flexão. Nesse sentido, o trabalho da engenharia também proporcionou melhoras nos níveis de ruído e vibração.