O Grande Prêmio da França, disputado no bonito circuito de Paul Ricard, acabou mostrando que o campeonato deste ano será uma exclusividade da “dupla” Red Bull e Mercedes. Os demais serão figurantes e isso ficou claro, uma vez mais, tanto que a Ferrari de Sainz, por exemplo, na 6ª volta já tinha 9 segundos de atraso em relação ao líder, estando na 5ª colocação.
Assim, é bem provável que no decorrer do campeonato, continuaremos tendo duas corridas bem distintas dentro do mesmo Grande Prêmio: a primeira envolvendo os dois carros da Red Bull e os dois da Mercedes e a outra, todos os demais com McLaren e Ferrari disputando a 3ª posição no campeonato de construtores.
Na corrida de hoje, a McLaren levou a melhor com um brilhante 5º lugar de Norris e um 6º lugar de Ricciardo. É claro que isso se deve não apenas à qualidade do carro em si, mas também à eficiência do motor Mercedes que a equipa.
Taticamente, deve ser ressaltada a diferente estratégia usada pelos dois times com relação aos pneus. Enquanto Hamilton começou a corrida com pneus médios, passando depois aos duros e se mantendo assim até o final da corrida, Verstappen optou por uma parada a mais e, no final, utilizou pneus médios que lhe permitiram anular a vantagem do piloto inglês e ultrapassá-lo na penúltima volta.
Max makes his move! ?
How good is this championship battle? ?#FrenchGP ?? #F1 pic.twitter.com/mzdpiq9pQW
— Formula 1 (@F1) June 20, 2021
Pode-se dizer que nesse sentido a Red Bull foi mais eficiente do que a Mercedes e a cara de poucos amigos do chefão Toto Wolff ao final do Grande Prêmio refletia claramente o quão doída foi para ele uma derrota que certamente não estava em seus planos. O pódio, por sinal, foi dominado pela Red Bull, que fez 1º e 3º, enquanto a Mercedes teve que se contentar com o 2º, uma situação não muito comum neste campeonato, um campeonato totalmente aberto com Verstappen líder somando 131 pontos contra os 119 de Hamilton, o que significa que a vantagem do holandês, que era de 4 pontos antes da corrida, aumentou para 12 e torna muito acirrada a disputa também entre as marcas.
Confira o resultado completo do GP da França de Fórmula 1 de 2021: