A Ford lançou hoje (8) um novo modelo de entrada na sua linha de picapes, a Ford Maverick. Para quem se lembra desse nome, a atual picape não traz nada do antigo coupé da Ford que tanto sucesso fez desde seu lançamento em 1973.
No momento, ela está disponível apenas nos Estados Unidos, com preço inicial de U$ 19.995*, aproximadamente R$ 100.000 reais. Mas é certo que virá para o Brasil para bater de frente com a líder absoluta do mercado, a Fiat Toro.
Tamanho
A nova Maverick mede pouco mais de 5,07 metros de comprimento e, pelos padrões americanos, é classificada como uma picape “compacta”. Ela está posicionada abaixo da Ranger, vem como picape de entrada.
Motores
Com relação aos motores, a Maverick traz duas opções: uma híbrida, que consiste em um ciclo Atkinson 2,5 de quatro cilindros combinado com um motor elétrico e uma transmissão continuamente variável, entregando 191 cv de potência máxima e 210 Nm de torque máximo, podendo rebocar até 907 kg.
O outro motor oferecido é um 2.0 Ecoboost de quatro cilindros com 250 HP e 375 Nm de torque, combinado com uma transmissão automática de oito velocidades, disponível com tração dianteira ou integral. Nesse caso, a capacidade de reboque sobe para aproximadamente 1.800 kg.
Design externo
Por fora, a Ford Maverick mantém o visual do DNA Ford, com a mesma identidade da F-150 com faróis em LED conectados entre si por um elemento cromado que corta a grade, que aliás é bem incorpada passando a mesma sensação de robustez da Ranger.
Na caçamba, com cerca de 1,37 metros pode-se carregar até 680 kg e integrar porta-bicicletas, pisos elevados entre outros. Ela tem ainda uma tomada 110 v e vários furos para amarração a fim de garantir a segurança da carga.
Como medidas externas, a Maverick tem 5,07 metros de comprimento, 1,74 m de altura, 1,84 m de largura e 3,07 de entre-eixos.
Se compararmos com a direta rival, Fiat Toro, que tem como medidas 4,94 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e 2,99 m de entre-eixos, podemos observar que a Ford Maverick ganha em comprimento e em distância entre-eixos.
Interior
Como sempre a Ford não poderia descuidar e fez o interior elegante e espaçoso. Traz o Ford Integrated Tether System, uma ranhura entre os bancos traseiros que permite instalar vários acessórios, como porta-copos, cesto, organizador para cabos, um gancho duplo para bolsas e muitos outros suportes que, futuramente, poderão ser impressos em 3D diretamente pelos proprietários.
Além desses, a Maverick tem também apoios de braços nas portas, painel vertical central com central multimídia de 8″compatível com Android Auto e Apple CarPlay e vem com o FordPass Connect com Wi-Fi para até dez dispositivos e o pacote Adas Ford Co-Pilot360, que inclui o sistema anti-colisão com frenagem de emergência.
*dólar a R$5,04 em 08/06/21