Além de mudar totalmente a rotina da maioria da população mundial, a pandemia imposta pela Covid-19 vem impactando fortemente o comportamento do consumidor de veículos no Brasil. No entanto, a mais recente surpresa não vem dos baixos números (que, aliás, estão aumentando), mas das posições ocupadas na lista dos modelos mais vendidos do ano.
Que o mês passado fechou com o Fiat Argo no topo do pódio, você já sabe. Foi, no entanto, a primeira vez em primeiro lugar desde seu lançamento, em 2017 – com 10.929 emplacamentos. Agora, a surpresa é a liderança da Fiat Strada como o veículo mais vendido do País até o momento. De acordo com a lista da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), até a primeira quinzena de junho, a picape registrou 56.759 emplacamentos.
Além de ser o único modelo a ultrapassar as 50 mil unidades (feito que, há um ano, era exclusividade do Chevrolet Onix), a picapinha está mais de 15 mil unidades à frente do segundo colocado, o Hyundai HB20. Este, entretanto, é o carro de passeio mais vendido do Brasil até o momento. Feito também inédito, afinal, pela primeira vez, o hatch da montadora sul-coreana ultrapassou o Chevrolet Onix – que está vendendo pouco por causa da paralisação da fábrica da GM em Gravataí até meados do mês que vem.
Mais números
Por falar em Chevrolet Onix, com vendas em baixa, o modelo sequer aparece na prévia da Fenabrave. Todavia, suas 38.978 unidades somadas até o fechamento de maio, o colocam como o terceiro veículo mais vendido do Brasil no acumulado do ano.
O quarto lugar do ranking também surpreende, afinal, é ocupado pelo Jeep Renegade, modelo que parte de R$ 89.990 na versão STD com motor 1.8 Flex. Ou seja, foi-se o tempo que o tíquete médio do brasileiro estacionava em carros populares. O modelo da Stellantis é o primeiro dos três SUVs da lista (confira os dados completos abaixo).
Em síntese, os números mostram outras surpresas. Hyundai Creta e Jeep Compass, por exemplo, aparecem na lista dos top ten – nessa época do ano, ambos os SUVs estavam longe dos ‘dez mais’. Tem, ainda, a Fiat Toro, que subiu de posição no acumulado do ano, na comparação com 2020. Passou de 10º para 8º mais vendido. E suas vendas quase dobraram. Este detalhe, entretanto, não deve ser levado em conta, afinal, é preciso ter em mente o maior rigor das medidas impostas pela pandemia naquele período.
Ranking dos mais vendidos no acumulado do ano:
1. Fiat Strada: 56.759
2. Hyundai HB20: 41.407
3. Chevrolet Onix: 38.978*
4. Jeep Renegade: 36.326
5. Fiat Argo: 36.051
6. Fiat Mobi: 35.391
7. Volkswagen Gol: 35.044
8. Fiat Toro: 31.090
9. Hyundai Creta: 30.623
10. Jeep Compass: 29.474