A Ferrari revelou sua nova aposta na última semana: a 296 GTB. O cupê de dois lugares chega como o modelo eletrificado mais acessível da marca italiana. Sua nomenclatura, a princípio, faz referência aos motores seis cilindros de 2996cc e aos seis canecos que integram o propulsor. A sigla GTB vem de Gran Turismo Berlinetta. O lançamento do novato está previsto para o ano que vem.
Seu motor 3.0 V6 tem bloco em alumínio com ângulo de 120 graus com os turbos instalados ao centro. Em conjunto com o motor elétrico, o híbrido gera potência de até 830 cv que é transmitida às rodas por meio da transmissão automática de dupla embreagem e oito marchas.
Em números, a Ferrari 296 GTB vai da inércia aos 100 km/h em apenas 2,9 segundos. Quem ajuda nessa missão é o excelente torque de 75,5 kgfm. Faixa disponível a tardios 6.250 rpm. A velocidade máxima, no entanto, supera os 330 km/h, informa a Ferrari. O híbrido plug-in (recarrega em tomadas) tem baterias de 7,45 kWh que geram a modesta autonomia de 25 km em modo 100% elétrico.
O esportivo de tração traseira pesa 1.470 kg. Ou seja, a relação peso/potência é de 1,77 kg/cv. A distribuição, contudo, é de 40,5% na dianteira e 60,5% atrás.
Visual
Em termos estéticos, contudo, a 296 GTB – que tem dois lugares – tem inspiração na Ferrari 250 LM. Os faróis e lanternas são horizontais. Atrás, uma asa ativa é situada perto do para-choque. Por meio dela, quando ativada, cria-se até 360 kg de downforce – em velocidade de 250 km/h.
Na parte de dentro, a princípio, destaque para os comandos voltados ao motorista, o volante multifuncional e o painel de instrumentos totalmente digital. Pelo menos por hora, a Ferrari não quis revelar os preços e data exata de lançamento do modelo.