Desde 2015 sem grandes alterações, o Lexus NX passou por grandes e importantes mudanças na linha 2022. Em sua segunda geração, o SUV mudou visual, plataforma e, principalmente, tecnologia. Tem, ainda novos motores. Aos Estados Unidos, chega no terceiro trimestre pro preços a partir de US$ 38 mil (quase R$ 194,5 mil numa conversão direta). No Brasil, deve desembarcar apenas no ano que vem.
Construído na plataforma TNGA-K (a mesma de Toyota RAV4 e Lexus ES), o novo NX, nesse sentido, ficou mais rígido e oferece centro de gravidade mais baixo. Na carroceria, um visual mais limpo que a geração anterior – sem tantos vincos. Para-choques mudaram e rodas têm 20″. São 95% de novas peças, no total.
Do lado de fora, a característica mais notável é a grade dianteira, que foi atualizada e tem efeito tridimensional. Os faróis têm luzes diurnas iluminadas por LEDs e três projetores. Já na parte de trás, uma faixa de LED liga as lanternas (que têm formato em “L”). Na tampa do porta-malas, novo logotipo. Agora, a fabricante optou pelo nome “LEXUS”, em letras garrafais.
Por dentro do Lexus NX
A princípio, da porta para dentro há um novo conceito, chamado de Tazuka. A marca criou uma área unificada. Agrupados, estão o painel de de instrumentos (tela de 7″), head up display (projeta informações no para-brisa) e sistema de entretenimento, com tela touch screen de 9,8 polegadas ou opcional de 14″, minimizando o uso de botões físicos. A iluminação ambiente oferece 64 cores distintas.
Tem, no entanto, carregador sem fio para smartphones e espelhamento Apple CarPlay e Android Auto. Um assistente de inteligência artificial responde comandos de voz. Bancos dianteiros e traseiros podem ser aquecidos e, no acabamento, materiais como madeira estão presentes. Teto solar panorâmico com aberturas para os passageiros dianteiros e traseiros também estão no pacote.
Para a segurança dos ocupantes, entretanto, suspensão adaptável e tecnologias de assistência ao motorista estão presentes no novo NX. Detecção de veículos e pedestres e frenagem automática de emergência estão na lista.
Combustão, hibrido e plug-in
Em relação à motorização, há uma série de opções, dependendo do mercado. No NX 250, figura o motor 2.5 quatro cilindros de 203 cv. O NX 350 tem sistema turbo e quatro cilindros. O motor de 2,4 litro gera 275 cv e capacita o SUV a chegar aos 96 km/h em 6,8 segundos.
O híbrido NX 350h tem o mesmo motor 2.5 da versão de entrada, mas atua em conjunto com dois propulsores elétricos (um em cada eixo). Tem tração nas quatro rodas e produz até 239 cv. São 7,2 segundos para chegar aos 100 km/h.
Carrega na tomada
Como modelo topo de linha, contudo, a Lexus traz a nova opção híbrida plug-in (recarrega na tomada). Trata-se do NX 450h +. conta com o 2.5 usado no RAV4 combinado a dois motores elétricos. São 302 cv, no total, e cerca de 6 segundos até os 96 km/h. O alcance somente com energia elétrica gira em torno de 58 km.
De acordo com a marca, são necessárias 4,5 horas para recarregar o modelo em tomadas com alimentação de 240 volts. Com carregador de bordo (opcional), de 6,6 kW, todavia, o tempo é reduzido para 2,5 horas.
Por fim, o câmbio é sempre automático de oito velocidades nas unidades puramente a combustão. Os híbridos continuam a usar câmbio CVT (continuamente variável).