No treino de classificação para o Grande Prêmio do Azerbaijão, em programa nesse domingo, todos aguardavam uma luta acirrada entre Hamilton, com sua Mercedes e Verstappen, com sua Red Bull. Essa luta realmente ocorreu e quem levou a melhor foi Hamilton, mas um terceiro disputante apareceu para colocar os dois de lado e pular à frente, obtendo a pole.
Charles Leclerc conseguiu a posição de honra mais uma vez e larga amanhã em primeiro, com boas chances de lutar pela vitória, em que pese o fato de que, em condições de corrida, a Mercedes apresentar um ritmo muito bom. No último GP, em Mônaco, o monegasco teve problemas com o carro após conquistar a pole e bater, o que custou sua participação na corrida. Do ponto de vista mecânico, vale destacar o progresso da Ferrari, o que foi claramente observado em todas as sessões de treinos e poderá ser confirmado na corrida.
Isto impede qualquer prognóstico, a não ser aquele de que teremos, como tem acontecido nas últimas vezes, um Grande Prêmio extremamente disputado e talvez de êxito incerto até a bandeirada.
A classificação desse sábado mostrou também a dificuldade do circuito com numerosas batidas que, eventualmente, poderão até mesmo se repetir amanhã, fornecendo mais um motivo de suspense para a corrida. A justificativa que alguns pilotos têm dado durante o fim de semana é que o piso está muito escorregadio, falta aderência e isso impede uma melhor utilização da pista até seu extremo limite, ensejando numerosos choques. Em parte, os pilotos têm razão, mas cabe a eles sentirem qual é o limite, até onde podem ir. E essa é a qualidade que separa o bom piloto do fora de série.
Tsunoda se va contra el muro y el pobre Sainz, que viene a 300 km/h por detrás, se encuentra con la bandera roja y al japonés, por lo que efectúa un frenazo de emergencia con muy mala suerte. #Q3 #AzerbaijanGP pic.twitter.com/QGjVie25B2
— F1PP2 (@f1pills) 5 de junho de 2021
O que chamou atenção também, nos dois dias de treino, foi a dificuldade encontrada pela Mercedes para ter aquele rendimento que lhe é habitual. Nos treinos livres de sexta-feira, por exemplo, a melhor posição alcançada por Hamilton foi a 7ª e por Bottas, a 10ª. E isto pode acrescentar uma dúvida a mais para a corrida deste domingo.
Entre os demais pilotos, Pierre Gasly merece um destaque com sua AlphaTauri, que em todos os treinos, colocou-se entre os melhores. No terceiro treino livre, que aconteceu na manhã desse sábado antecedendo a classificação, ele conseguiu fazer o melhor tempo em pista, conquistou a posição de topo e tem tudo para ser um dos protagonistas do GP de Azerbaijão.
Confira o resultado completo da classificação para o Grande Prêmio de Azerbaijão de Fórmula 1, que acontece nesse domingo: