Tem um tempinho que as atenções das montadoras estão voltadas para a diminuição dos índices de consumo e, não menos importante, redução de emissões de gases. E a busca de tecnologias para adequar os veículos a essa nova tendência vem com força total na Volvo. Para se ter ideia, a montadora sueca é a única no Brasil a oferecer apenas carros eletrificados no portfólio. Um deles é o XC40 Recharge Plug-in Hybrid Inscription T5 que nós avaliamos por uma semana. O preço? R$ 286.950.
O exemplar é, a princípio, uma versão intermediária do XC40, que vem equipada com o mesmo motor das demais unidades híbridas plug-in. Trata-se do T5 Twin Engine, lançado no ano passado. Antes, para quem não se lembra, o SUV compacto modelo usava o bloco com 2,0 litros.
Cabe relembrar que o SUV de entrada da Volvo já tem até versão puramente elétrica, o XC40 Recharge Pure Electric, que inaugurou o novo powetrain P8 100% elétrico, cuja potência é de 408 cv. A autonomia do modelo é de até 418 km. Mas essa avaliação fica para uma próxima oportunidade.
Consumo
Nesse ínterim, quem ajuda nessa redução às visitas aos postos de abastecimento é a eficiente transmissão automática de sete marchas. Como a ideia não é esportividade, nada de borboletas atrás do volante. A suavidade merece elogios.
Em números, o 1.5 turbo a gasolina de três cilindros usado pela Volvo rende 180 cv. Tem ainda o propulsor elétrico de força equivalente a 82 cv que, aliás, pode ser recarregado na tomada – daí a denominação ‘plug-in’. Combinados, são 262 cv a 5.800 rotações. Cabe salientar que, anteriormente, o SUV usava o motor 2.0 de 190 cv.
O bom torque de 43,3 kgfm, contudo, rende fôlego extra tanto em ultrapassagens quanto em retomadas de velocidade. Já disponível aos 1.500 rpm (faixa vai até 3.000 rotações), leva o XC40 até os 100 km/h em 7,3 segundos. O comportamento, no entanto, é auxiliado pelo câmbio de sete marchas e dupla embreagem. Um charme à parte: a alavanca é de cristal, da Orrefors.
Fica difícil conter os ímpetos quando se sabe que é possível chegar aos 234 km/h de velocidade final no Volvo XC40. Tudo, em síntese, com total silêncio e sem chacoalhões. Mesmo em curvas, o SUV gruda no chão. Mérito do bom trabalho do conjunto de suspensões. No mais, com a ajudinha do Drive Mode é possível modificar características do veículo com cinco modos de condução. O Power, por exemplo, foca em performance, enquanto o Pure permite uso em modo 100% elétrico.
Só em modo elétrico
O isolamento acústico beira a excelência. Todavia, é possível dirigir apenas com o motor elétrico em funcionamento. Nada de barulho, nada de emissões. A autonomia de 47 km, nesse sentido, vem da força armazenada nas baterias de íons de lítio, com 10,7 kWh – que pode ser recarregada pelo motor a combustão para uso posterior. Todo o processo pode ser acompanhado pela tela central.
Segurança é primordial
Como de praxe na Volvo, em síntese, sistema de segurança é o que não falta. Tem desde a tecnologia ESP e direção Servotronic, até os opcionais controle de cruzeiro adaptativo – que mantém distância segura do veículo à frente e é capaz de pará-lo sozinho quando há risco de colisão –, monitor de ponto cego e partida sem chave.
E a lista de equipamentos de série não para por aí. Tem, por exemplo, o Volvo on Call. A plataforma possibilita o acesso – por meio de smartphone – à partida remota, controle de temperatura, localizador do veículo e, no mais, verifica consumo de combustível, quilometragem e até mesmo diário de viagens. Ao simples toque de um botão, o serviço de assistência e concièrge está disponível 24 horas por dia em todo o território nacional.
A lista de mimos, a princípio, é bastante vasta. Além de um acabamento primoroso (com Madeira Driftwood), tem teto solar elétrico, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, volante multifuncional revestido em couro, ar-condicionado automático e digital, computador de bordo e revestimento em couro nos bancos. Tem duas entradas USB na parte traseira.
O SUV da Volvo de tração dianteira, contudo, tem o sistema Pilot Assist que, em conjunto com o controle de cruzeiro adaptativo, mantém velocidade e distância pré-definida do veículo à frente e mantém o carro na faixa., freia sozinho e alerta para a presença algo no ponto cego. O City Safety tem por função identificar outros veículos, pedestres, ciclistas e animais grandes à frente, mesmo à noite, e avisa se uma colisão for iminente.
Por fora e por dentro
Visualmente, o Volvo XC40 ainda chama a atenção por onde passa. Mesmo nesta versão sem teto em cor contrastante, o modelo se destaca pelas lanternas traseiras em formato bumerangue, pelas rodas de 19 polegadas calçadas por pneus 235/50 R19 e, claro, pela grade cromada que ostenta o logotipo da Volvo e separa os eficientes faróis full LED Active High Beam (AHB), que regulam automaticamente o faixo para não ofuscar motoristas que vêm em sentido contrário.
No meio do painel, por fim, o grande destaque é a tela central de 9″ posicionada na vertical. Nela, que não dá espaço para botões físicos, tem espelhamento Apple Car Play e Android Auto, navegação, comandos de áudio e imagens das câmeras do carro. Não tem estacionamento automático. Mas, entre os mimos, possui até carregamento de smartphone wireless.
FICHA TÉCNICA – Volvo XC40 Recharge Plug-in Hybrid Inscription T5
Motor: 1.5 turbo, 3 cilindros em linha + motor elétrico
Combustível: Gasolina + Elétrico
Potência combinada: 262 cv
Torque: 43,3 kgfm entre 1.500 rpm e 3.000 rpm
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 7,3 segundos
Porta-malas: 460 litros
Tanque de combustível: 49 litros
Peso: 1.871 kg
Comprimento: 4,43
Altura: 1,65 metro
Largura: 1,86 metro
Entre-eixos: 2,70 metros
Altura do solo: 211 milímetros
Ângulo de ataque: 21,7 graus
Ângulo de saída: 30,4 graus