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ChevroletIndustria Automobilistica

Chevrolet Trailblazer 2021 tem preço alto, mas capacidade de sobra

por Vagner Aquino 02/06/2021
por Vagner Aquino 02/06/2021
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Chevrolet Trailblazer 2021

Foto: Vagner Aquino

Em setembro do ano passado, o Chevrolet Trailblazer chegou reformulado à linha 2021. As mudanças foram sutis. Além de leve retoque na dianteira – pegando carona na irmã S10 -, teve upgrade na lista de equipamentos e mudanças no motor 2.8 turbo diesel, datado de 2012. Hoje, o SUV é vendido apenas na configuração de acabamento Premier, que custa salgados R$ 317.600.

Chevrolet Trailblazer 2021

Foto: Vagner Aquino

Para justificar o preço alto, o concorrente de Toyota SW4 (o Mitsubishi Pajero sairá de linha em breve e, por isso, não vai entrar nessa conta), já vem de série com sistema Chevrolet MyLink com tela de 8″ e conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Tem wi-fi nativo a bordo (pago a parte em plano mensal, mas que funciona nos lugares mais inóspitos e conecta até sete dispositivos ao mesmo tempo) e saídas de ar-condicionado para todas as fileiras de assentos. Aliás, ponto para a praticidade de acesso à última fila de bancos.

Na lista, tem ainda sistema de frenagem autônoma de emergência (entre 8 km/h e 80 km/h) que também detecta pedestres. Por outro lado, o SUV que ultrapassa a barreira dos R$ 300 mil (aliás, aumentou quase R$ 20 mil em apenas um mês), sequer tem chave presencial ou freio de estacionamento por botão. A tampa do porta-malas (que vai de 205 litros a 1.830 l) também poderia ter fechamento elétrico, afinal, é pesada e alta.

Deméritos e méritos do SUV da Chevrolet

Com tamanha imponência, preço alto e tanta tecnologia de ponta, o Trailblazer poderia ter mais capricho no interior. Apesar de bem acabado e funcional, o habitáculo cheio de plástico não faz jus à categoria. A simplicidade do quadro de instrumentos também poderia ser revista. Gráfico monocromático é coisa do passado.

Por outro lado, sistema de partida remota é uma das soluções que merecem destaque no Chevrolet Trailblazer. Afinal, nada como poder acionar o ar-condicionado antes de entrar no carro, estacionado sob sol forte. Essa é uma das várias funções disponíveis no aplicativo myChevrolet.

Para completar a lista de série, cabe destacar itens como rodas de 18 polegadas, câmera de ré e o sistema de atualizações remotas (Over the Air). Na segurança, os já existentes seis air bags e controle eletrônico avançado de estabilidade e de tração. Tem, nesse sentido, sensor de chuva e crepuscular, assistente de partida em rampas e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.

A bordo

Na frente, além de porta-objetos para todos os lados, não é difícil encontrar a melhor posição de dirigir. Ponto para a ergonomia auxiliada pelos ajustes elétricos do banco do motorista. O volante tem boa empunhadura e amplitude de funções. Na parte de trás, ocupantes têm o privilégio de saídas individuais de ar e um amplo espaço interno, conferido pelos 2,85 metros de entre-eixos. Entretanto, na última fileira, adultos não devem fazer grandes viagens. Fica ligeiramente apertado.

Apesar de estarem sentados sobre confortáveis bancos de revestimento premium, os ocupantes do modelo da Chevrolet não escapam dos chacoalhões ao longo do caminho. Resultado da construção cabine sobre chassis, o SUV de sete lugares acaba rolando bastante em curvas – algo natural num veículo deste porte, por causa do centro de gravidade alto.

Ao volante, no entanto, o Trailblazer é bem macio. Para ajudar na condução, tem alertas colisão frontal, de ponto cego, de saída involuntária de faixa e de tráfego cruzado. Engate com linha-guia específica e controle eletrônico de oscilação do trailer – minimiza instabilidade por meio da ativação dos freios – também fazem parte do pacote.

Comportamento

O sistema de suspensão independente nas quatro rodas escolhido pela fabricante merece elogios. Estradas de terra são um cenário perfeito. Buracos, pedras ou erosões, nada abala esse grandalhão, que tem boa altura do solo e não raspa o nariz em qualquer canto, como a maioria dos SUVs menores.

Chevrolet Trailblazer 2021

Foto: Vagner Aquino

E mesmo em trechos nível hard, a tração 4×4 com opção de reduzida (acionada por meio de botão giratório) topa qualquer parada. Para descidas, todavia, tem sistema de controle em declives. Ou seja, nem é preciso pisar no pedal da esquerda – o carro faz tudo sozinho quando sente que está em trecho inclinado.

Motor e potência

Chevrolet Trailblazer 2021

Foto: Vagner Aquino

Assim como em sua estreia no Brasil, o grandalhão da Chevrolet, contudo, vem equipado com motor 2.8 turbo diesel. São 200 cv e 51 kgfm de torque – a breves 2.000 giros. São números empolgantes que, aliás, se mantiveram, mesmo com troca de turbina e revisão de software da central eletrônica – feitos pela engenharia para a linha 2021. Este último, de acordo com a marca, serviu para tornar as acelerações mais progressivas, reduzindo o efeito turbo lag comum a veículos com torque elevado.

Chevrolet Trailblazer 2021

Foto: Vagner Aquino

Considerando que o SUV da GM tem 2.161 kg, a facilidade de condução surpreende. Até os 100 km/h, por exemplo, são gastos 10,3 segundos. A 120 km/h, limite máximo das estradas brasileiras, chega perto dos 2.000 rpm. Com o auxílio do câmbio automático de seis marchas, tem consumo razoável. Nesse sentido, fez média de 10,7 km/l durante nossa avaliação por trechos mesclados de cidade e estrada. Inclusive, chegou a picos de 13 km/l.

Ficha Técnica - Chevrolet Trailblazer Premier

Motor2.8, 16V, duplo comando de válvulas, turbo diesel, quatro cilindros em linha
Potência200 cv a 3.400 rpm
Torque51 kgfm a 2.000 rpm
CâmbioAutomático, seis marchas
Tração4x4 com reduzida
Dimensões4,89 metros (comp.); 1,90 m (larg.); 1,84 m (alt.); 2,85 m (e-e)
Tanque76 litros
Peso2.161 kg
Porta-malas205 litros a 1.830 litros

4x4avaliaçaoChevroletChevrolet TrailblazerGeneral Motors do BrasilGMlinha 2021off roadSUVTrailblazer
Vagner Aquino

Vagner Aquino é jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi e atua no setor automotivo desde 2008. Foi editor do Caderno de Automóveis do jornal Diário do Grande ABC, atuou em veículos como O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e programa Auto+, e fez trabalhos para sites e revistas como MotorShow e AutoEsporte.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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