Pela bagatela de R$ 1.018.950, a BMW passa a oferecer o X6 M Competition no Brasil. O SUV de alto luxo chega com design renovado, lista de equipamentos mais encorpada e tecnologia extra. O motor gera até 625 cv de potência.
Feito na planta da marca em Spartanburg, nos Estados Unidos, o novato conta com motor 4.4 de 8 cilindros, bi-turbo (com tecnologia twin power e bancadas de admissão de fluxo cruzado). O torque é de 76,5 kgfm entre 1.800 rpm e 5.860 rotações. A transmissão é automática de oito marchas M Steptronic Eletrônica com sistema Drivelogic. Tem, ainda, controle de largada.
O modelo de tração integral chega aos 100 km/h em 3,8 segundos. A velocidade máxima é de 290 km/h, de acordo com a BMW. Como diferenciais, nesse sentido, tem modos de pilotagem M1 e M2. Em síntese, o piloto pode controlar ajustes de suspensão, direção e motor. Tem, na lista, contudo, sistema de exaustão M Sport, diferencial M de deslizamento limitado e efeito auto bloqueante. Como não poderia deixar de ser, conta com suspensão específica e adaptativa M.
BMW Z3 usada por James Bond em “007 – GoldenEye” completa 25 anos
Design e conteúdo do SUV da BMW
Nesse ínterim, o BMW X6 M Competition, que tem para-choque dianteiro exclusivo e oito cores para a carroceria, vem com rodas de 21 polegadas na dianteira e 22” atrás. Tem faróis BMW Laserlight e, para quem quer brincar nas pistas ou mesmo na estrada, o BMW M Laptimer fica responsável por registrar os tempos de volta, condução atual ou distância percorrida.
Tecnologia, tem para todos os lados. No X6 M Competition há o Comfort Access System, que controla abertura e fechamento das portas sem a necessidade de chave. A função Soft Close, por sua vez, se encarrega de puxar as portas automaticamente. Ar-condicionado automático digital com quatro zonas está na lista.
Um charme à parte, o BMW Display Key trata-se de uma chave com tela touch colorida de LCD. Nela, informações do veículo, como localização, autonomia, serviços, reparos, entre outros.
Do lado de dentro, em suma, duas telas de 12,3″ cada, iluminação ambiente, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento, head up display (projeta informações do painel de instrumentos no para-brisa) estão no pacote. Tem, também: Driving Assistant Professional, que permite a direção inteligente em situações de congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas, e Night Vision – com reconhecimento de pedestres.
Conectividade
O grandalhão vem com o BMW ConnectedDrive, assistente que fornece serviços ao motorista e aos passageiros como: chamada de emergência, BMW Teleservices, serviços ConnectedDrive (englobando portal de notícias, clima e aplicativos) e serviços remotos por meio do aplicativo My BMW, que, nesse sentido, permite o contato direto cliente/concessionário.
No mais: Apple CarPlay e Android Auto, informações de trânsito em tempo real, Concierge, serviço de suporte e informações para o cliente 24 horas por dia e sete dias por semana e, ainda, Drive Recorder. Este último captura vídeos em 360° ao redor do veículo por meio de quatro câmeras. As gravações, no entanto, servem para entretenimento, segurança e em caso de acidente.
Todavia, comando de voz que ensina ao veículo os hábitos do motorista está na lista de equipamentos. Nesse sentido, é possível, por exemplo, abrir a janela quando o veículo se aproximar da cancela de entrada do estacionamento de um shopping. O SUV, em síntese, pode ainda se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes. O sistema de som, por fim, é o Bowers & Wilkins Diamond com amplificador de dez canais totalmente ativos, com 1508W distribuídos em 20 alto-falantes.