Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
BMWIndustria Automobilistica

BMW iX e i4 mostram que potência e emissão zero andam de mãos dadas

por Vagner Aquino 04/06/2021
por Vagner Aquino 04/06/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
BMW iX xDrive 50

BMW iX xDrive 50 (Foto: Divulgação/BMW)

A eletrificação está indo de vento em popa no mundo dos automóveis. Uma evidência disso é o alto investimento das montadoras em fabricar modelos elétricos do zero. Ou seja, a história de pegar algo existente e transformar em híbrido/elétrico está ficando para trás. A última a pegar carona nessa onda é a BMW, que acaba de apresentar o iX. O lançamento mundial está marcado para novembro.

O SUV da marca bávara – que promete inovações nas áreas de direção autônoma, conectividade e serviços digitais – tem duas versões de acabamento: iX xDrive 40 e iX xDrive50.

Feito na fábrica da BMW em Dingolfing (Alemanha), o BMW iX é movido por um motor elétrico de tração integral. O modelo de entrada gera 326 cv (240 kw) e tem autonomia de até 425 km. Entre 0 e 100 km/h precisa de 6,1 segundos. Com 523 cv (385 kw), o iX xDrive50 roda até 630 km e até os 100 km/h gasta 4,6 segundos. Essa dupla mostra que potência e emissão zero podem, sim, andar de mãos dadas.

De acordo com a BMW, há previsão de que o iX xDrive60 também chegue ao mercado. A versão mais potente da gama, aliás, despejaria 600 cv (440 kw). Mas ainda não há dados concretos.

Recarga rápida

Considerado uma espécie de vitrine tecnológica, a quinta geração da tecnologia BMW eDrive inclui ainda tecnologia estado da arte para células de bateria concebidos para grande flexibilidade de carga. Ou seja, o SUV da marca levará 35 minutos para carregar de 10% a 80% de sua capacidade. Isso, em pontos de recarga de 200 kWh.

BMW i4 também está na manga

BMW i4 eDrive40

BMW i4 eDrive40 (Foto: Divulgação/BMW)

Quem vem por aí também – no fim do ano – é o novo i4. Feito na planta de Munique (Alemanha), o sedã com ares de cupê contará com as versões eDrive 40 e M50. Esta última, trata-se do primeiro veículo de performance totalmente elétrico da BMW M GmbH.

Equipado com baterias de alta voltagem compostas por quatro módulos com 72 células cada e três módulos de 12 células, o i4 também surpreende nos números. São 340 cv (250 kW) e 590 km de autonomia no i4 eDrive40, e 544 cv e 510 km no i4 M50. Respectivamente, o torque (imediato) é de 43,8 kgfm e 81 kgfm (com a função Sport Boost ativada). A versão mais parruda chega aos 100 km/h em 3,9 segundos.

Para aperfeiçoar ainda mais a manobrabilidade, o i4 tem amortecedores com ajuste de altura, suspensão traseira a ar, direção eletromecânica com função servotronic, entre outros equipamentos. Tem, nesse sentido, sistema de tração nas quatro rodas totalmente eletrônico, suspensão adaptativa M (ajustes individuais), freios esportivos M e rodas de até 20″.

BMWelétricoeletrificaçãoi4iXlançamentopotência
Vagner Aquino

Vagner Aquino é jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi e atua no setor automotivo desde 2008. Foi editor do Caderno de Automóveis do jornal Diário do Grande ABC, atuou em veículos como O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e programa Auto+, e fez trabalhos para sites e revistas como MotorShow e AutoEsporte.

Anterior
Jeep Compass tem reajuste e passa dos R$ 220 mil; marca bate recorde
Próximo
Brasil segue 100% nas Eliminatórias

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência