A eletrificação está indo de vento em popa no mundo dos automóveis. Uma evidência disso é o alto investimento das montadoras em fabricar modelos elétricos do zero. Ou seja, a história de pegar algo existente e transformar em híbrido/elétrico está ficando para trás. A última a pegar carona nessa onda é a BMW, que acaba de apresentar o iX. O lançamento mundial está marcado para novembro.
O SUV da marca bávara – que promete inovações nas áreas de direção autônoma, conectividade e serviços digitais – tem duas versões de acabamento: iX xDrive 40 e iX xDrive50.
Feito na fábrica da BMW em Dingolfing (Alemanha), o BMW iX é movido por um motor elétrico de tração integral. O modelo de entrada gera 326 cv (240 kw) e tem autonomia de até 425 km. Entre 0 e 100 km/h precisa de 6,1 segundos. Com 523 cv (385 kw), o iX xDrive50 roda até 630 km e até os 100 km/h gasta 4,6 segundos. Essa dupla mostra que potência e emissão zero podem, sim, andar de mãos dadas.
De acordo com a BMW, há previsão de que o iX xDrive60 também chegue ao mercado. A versão mais potente da gama, aliás, despejaria 600 cv (440 kw). Mas ainda não há dados concretos.
Recarga rápida
Considerado uma espécie de vitrine tecnológica, a quinta geração da tecnologia BMW eDrive inclui ainda tecnologia estado da arte para células de bateria concebidos para grande flexibilidade de carga. Ou seja, o SUV da marca levará 35 minutos para carregar de 10% a 80% de sua capacidade. Isso, em pontos de recarga de 200 kWh.
BMW i4 também está na manga
Quem vem por aí também – no fim do ano – é o novo i4. Feito na planta de Munique (Alemanha), o sedã com ares de cupê contará com as versões eDrive 40 e M50. Esta última, trata-se do primeiro veículo de performance totalmente elétrico da BMW M GmbH.
Equipado com baterias de alta voltagem compostas por quatro módulos com 72 células cada e três módulos de 12 células, o i4 também surpreende nos números. São 340 cv (250 kW) e 590 km de autonomia no i4 eDrive40, e 544 cv e 510 km no i4 M50. Respectivamente, o torque (imediato) é de 43,8 kgfm e 81 kgfm (com a função Sport Boost ativada). A versão mais parruda chega aos 100 km/h em 3,9 segundos.
Para aperfeiçoar ainda mais a manobrabilidade, o i4 tem amortecedores com ajuste de altura, suspensão traseira a ar, direção eletromecânica com função servotronic, entre outros equipamentos. Tem, nesse sentido, sistema de tração nas quatro rodas totalmente eletrônico, suspensão adaptativa M (ajustes individuais), freios esportivos M e rodas de até 20″.