Com uma atuação impecável, Verstappen venceu o Grande Prêmio de Mônaco, certamente o mais badalado de todo o campeonato mundial. Uma vitória que lhe permitiu assumir a liderança do campeonato, com 4 pontos de vantagem sobre Lewis Hamilton e faz prever uma acirrada luta entre os dois para a conquista do título mundial.
O único que poderia ter impedido a vitória de Verstappen não conseguiu sequer largar. Trata-se de Leclerc, autor ontem da pole position, e que foi traído pelo câmbio de sua Ferrari quando se dirigia para a formação do grid. Com isso, a tarefa do holandês ficou menos difícil e sua vitória, em momento algum, foi posta em discussão pelo 2º colocado, o espanhol Sainz da Ferrari. Completando o pódio, tivemos Norris com sua McLaren.
Do ponto de vista técnico, a jornada, além das boas apresentações de Red Bull, Ferrari e McLaren, apresentou o desastre da Mercedes, que, ao longo de todo fim de semana, jamais conseguiu alcançar aquele nível de competitividade ao qual estávamos acostumados. Além disso, sempre no setor surpresas negativas da Mercedes, o incrível “pastelão” no pit stop que custou o abandono de Bottas. A porca da roda dianteira ficou presa, impedindo a normal troca do pneu.
LAP 31/78
Drama in the pit lane!
Mercedes cannot get the nut off the front right tyre… Bottas is OUT!#MonacoGP ?? #F1 pic.twitter.com/U1nQfz1eIK
— Formula 1 (@F1) May 23, 2021
Para Leclerc, que assistiu a corrida do box, fica a convicção de ter perdido a melhor chance que ele teria ao longo do campeonato de conseguir uma vitória.
Quanto às decepções, o destaque vai todo para o espanhol Alonso, que em sua volta à Fórmula 1, ainda não conseguiu – e talvez não vá conseguí-lo – reconquistar aquele lugar de destaque que já foi seu em épocas passadas.
Perez e Vettel, por outro lado, foram dois destaques positivos, conseguindo superar amplamente as posições de largada em uma pista em que é extremamente difícil ultrapassar. Vettel largou em 8º e terminou em 5º e Perez foi ainda melhor, largando em 9º e terminando em 4º, aos pés do pódio.
Confira o resultado completo do Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1: