A Renault mostrou hoje, no evento online Renault Talks #1, seu primeiro SUV coupé. A grande novidade é que se trata de um carro 100% híbrido e a marca é a primeira a lançar um carro assim não sendo premium.
Assim, com o novo Arkana, a Renault oferece, na Europa, um SUV de nova geração com uma forte personalidade híbrida, tanto no estilo como nos motores, aliando a uma posição de condução elevada, grande espaço e volume do porta-malas e o rótulo do designer RS Line.
Além disso, no teste de colisão Euro NCAP, obteve a nota máxima, com 5 estrelas. Ao mesmo tempo, ele se beneficia de uma variedade de motores híbridos múltiplos, incluindo o inovador motor híbrido E-TECH de 145 cv e seus motores 1.3 TCe micro-hibridização 12V na versão de 140 cv e 160 cv (a partir de outubro de 2021).
O novo Renault Arkana atende às mais diversas expectativas dos mercados internacionais. É o testemunho da dimensão internacional do Grupo Renault e da sua capacidade de acelerar a conquista de novos mercados. Este veículo global é tecnicamente adaptado de acordo com o mercado. Na Europa, o Arkana é baseado na plataforma modular CMF-B da Alliance, na qual as últimas gerações de Clio e Captur já foram desenvolvidas.
Ele é produzido na fábrica de Busan (Coréia do Sul), ao lado do Renault Samsung Motors XM3. A partir de mês de junho, os pedidos serão abertos para comercialização da versão E-TECH Hybrid, que combina menores emissões de CO2 a menor consumo de combustível.
Olhando o Arkana por fora, chama logo a atenção o acabamento, com maçanetas e entradas de ar em cromo. Dependendo da versão, ele vem equipado com teto solar para maior luminosidade no habitáculo, assim como os bancos tem cobertura mista de couro sintético (couro opcional). A versão da linha R.S. é equipada com estofamento misto de couro e camurça.
No interior, o painel do novo Arkana é coberto na parte superior com um revestimento de espuma de toque suave e cada nível de acabamento tem sua própria faixa de acabamento. A alavanca de câmbio é recoberta com couro, assim como o volante. Na versão de topo, existe apoio central de braços na parte de trás e o ar condicionado automático tem saídas de ar para os passageiros.
O item conectividade traz carregamento por indução situado no console, quatro entradas USB (2 na frente e 2 na traseira) para conectividade e carregamento de dispositivos eletrônicos. As caixas da porta podem acomodar, cada uma, uma garrafa de 1,5 litros.
O conforto também foi um item muito importante no desenvolvimento do Arkana, mesmo sendo um SUV coupé, oferecendo para quem senta atrás um espaço médio de 211 mm para os joelhos. Com 305 mm de comprimento, o espaço dos pés também é referência no mercado, assim como o pé-direito traseiro de 862 mm, um valor importante para um veículo com linha coupé.
Em termos de carga, o Renault Arkana conta ainda com um porta-malas com capacidade de 513 litros (480 litros na versão E-TECH Híbrida), com kit de reparação. O novo Renault Arkana também possui piso elevado, que pode ser colocado conforme a necessidade, na posição baixa para maximizar o volume de carga, ou na posição alta para carregar objetos pesados com mais facilidade. Nesta configuração, ele fornece um piso plano após o encosto do banco traseiro 2 / 3-1 / 3 ter sido rebatido.
Por fim, a motorização do novo Arkana recebe a tecnologia E-TECH Hybrid de 145 cv e também se beneficia dos motores TCe 140 e 160 de alto desempenho em sua versão micro-híbrida de 12 volts para maior eficiência, capacidade de resposta e prazer de dirigir.
O seu motor “totalmente híbrido” é idêntico ao que já equipa o Clio E-TECH Hybrid. A tecnologia híbrida é baseada em uma solução revolucionária que já foi objeto de mais de 150 patentes e se beneficia da experiência da Renault na Fórmula 1, particularmente na recuperação e regeneração de energia. O motor E-TECH Hybrid é baseado na chamada arquitetura híbrida “série-paralela”. Apresenta múltiplas vantagens: oferece o máximo de combinações de funcionamento entre o motor térmico e o motor elétrico e maximiza a redução das emissões de CO2 durante a utilização.
O preço ainda não foi divulgado e, ao questionar o Presidente Luca De Meo sobre a intenção de trazê-lo ao Brasil, ele disse que a Renault faz um excelente trabalho aqui e a América do Sul é muito importante para a marca, mas por ora não confirmou nada.