O modelo New Tucson (ano/modelo 2016 a 2021), da Hyundai, está passando por recall. Fabricadas, respectivamente, entre 11/10/2016 e 20/04/2021, as unidades veículos podem apresentar problema no módulo do freio ABS. A Hyundai e a Caoa Montadora de Veículos Ltda. deverão apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários. Isso é determinado pelo Código de Defesa do Consumidor, orienta o Procon-SP.
De acordo com o comunicado da Hyundai, caso o multifusível localizado na central de fusíveis (compartimento do motor) não seja substituído, o módulo ABS pode apresentar mau funcionamento. Os chassis (não sequenciais) vão de HB000001 a NB016743, no New Tucson com motor 1.6 GDI.
O problema, de acordo com o recall divulgado pela Hyundai, poderá levar a um curto-circuito elétrico interno. Isso, contudo, pode gerar princípio de incêndio no compartimento do motor, o que acarreta em lesões graves e até acidentes fatais em casos extremos.
Riscos de não atender ao recall
Portanto, se você é proprietário ou dirige um Tucson, é recomendável atenção ao comportamento do veículo. A qualquer sinal de princípio de incêndio – como fumaça ou odor característico – ou mesmo ruídos de funcionamento de motor elétrico (inclusive, com o veículo desligado) é necessário encaminhar o veículo, imediatamente, a uma concessionária Hyundai importados.
Para evitar ou corrigir o problema, os proprietários dos veículos envolvidos deverão realizar agendamento prévio em uma das concessionárias da marca. O serviço estará disponível a partir de 14 de junho. O objetivo é substituir o multifusível. Para mais informações ligue 0800 770 3355 ou acesse o site https://hyundai-motor.com.br/
De acordo com o Procon-SP, o cliente que sofrer qualquer tipo de acidente em decorrência deste problema poderá solicitar a reparação dos danos junto ao Poder Judiciário. Por meio da página http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/, no entanto, é possível ter acesso a um banco de dados com todas as campanhas de recall realizadas no Brasil desde 2002.