O mercado de picapes não para de crescer e, mesmo durante a pandemia, com o crescimento do agronegócio, é um segmento muito buscado.
Assim, de olho nesse promissor mercado que tem como líder absoluta a Fiat Toro, a General Motors anunciou hoje que vai produzir um modelo inédito na fábrica de São Caetano do Sul. A marca afirma de tratar ser uma das novidades do atual ciclo de investimento que deverá ocorrer até 2025, com o montante de R$ 10 bilhões para a renovação do portfólio e para o desenvolvimento de novas tecnologias.
“O modelo chegará para complementar a linha de picapes Chevrolet, além disso, vai estrear um conceito completamente inovador para a marca no segmento de veículos utilitários”, explica Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.
Agora, a picape está em fase de desenvolvimento e será o próximo integrante da nova família de veículos globais da Chevrolet, já composta pelas atuais gerações de Onix, Onix Plus e Tracker – todos referência em suas respectivas categorias.
Em outras palavras, um dos objetivos da GM a próxima picape é ampliar a presença da marca Chevrolet no próspero segmento de picapes, contribuindo ainda para o fortalecimento de outros produtos estratégicos para a empresa no mercado, como a S10.
Simultaneamente a esse anúncio, foi declarado o fim da produção da Montana, concorrente direta da Fiat Strada, que vinha vendendo 480 unidades em abril contra sua maior concorrente.
Segundo a GM, a fábrica será preparada em etapas, no intuito de minimizar os impactos na produtividade do complexo. A primeira fase está prevista para iniciar logo nas próximas semanas e mesmo a fábrica cumprindo os requisitos da indústria 4.0, vai precisar receber ferramentais específicos para a montagem da nova picape.
“Adicionar um produto totalmente novo numa linha de montagem ativa é sempre uma jornada complexa, principalmente diante dos desafios tecnológicos que o projeto impõe. Até por isso a preparação da fábrica será executada em diversos estágios, que levarão meses cada um deles”, calcula Luiz Carlos Peres, vice-presidente de Manufatura da GM América do Sul.
Por fim, a GM afirma que parte da produção do novo modelo será exportada para mercados estratégicos da GM na região, como Argentina e Uruguai.