A Nissan apresentou no Salão do Automóvel de 2018 seu carro 100% elétrico, o Leaf, e em julho de 2019 foi feito o lançamento oficial para o mercado brasileiro. Nessa ocasião, o preço dele era de R$ 195 mil.
Em janeiro desse ano, a Nissan comemorou a venda de 150 unidades em território nacional, desde seu lançamento e com isso, ele é um dos carros elétricos com maior frota circulante por aqui, representando 20% de participação nesse segmento, número bastante expressivo pois temos sete marcas diferentes no Brasil.
Assim, sucesso inquestionável, o Nissan Leaf foi o vencedor da categoria melhor carro elétrico de 2020 na premiação L’Auto Preferita, onde 21 dos melhores jornalistas do Brasil votaram e a maioria o elegeu.
Agora, vamos saber o porque desses números. O Leaf é um carro com um belo design, elegante e confortável. Tem conjunto ótico tanto dianteiro quanto traseiro em LED e oferece um ótimo porta-malas com capacidade para 435 L.
Do mesmo modo que oferece conforto para os passageiros dianteiros, oferece também para quem senta atrás, pois tem um entre-eixos de 1,56 m e é recheado de tecnologias de segurança como por exemplo, alerta de colisão com assistente de frenagem, alerta de manutenção em faixa, entre outros.
Mas a grande vedete do Nissan Leaf é seu motor elétrico, que desenvolve 149 cv de potência máxima a 9.795 rpm e torque de 32,6 kgfm lembrando que no carro elétrico, o torque é entregue logo de entrada e isso repercute no prazer de dirigir.
Juntamente com esse motor, que atinge de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, o silêncio ao dirigir traz uma sensação muito agradável, junto com a suspensão que oferece muito conforto aos ocupantes.
Tecnológico e conectado, o Nissan Leaf oferece uma autonomia de 240 km, ponto esse que pode melhorar, pois um de seus concorrentes, o novo Renault Zoe, oferece 385 km, fazendo com que haja sempre planejamento antes de qualquer viagem, pois esse é um dos grandes problemas que os carros elétricos trazem.
Por fim, a bateria que o alimenta tem garantia de oito anos ou 160.000 km, permitindo um longo uso sem que haja prejuízo ao proprietário. A grande pergunta que nos faz saber se o custo benefício é positivo ou negativo é o preço. O Nissan Leaf é vendido hoje (maio/2021) por R$ 274.900.